Esportes Titulo
Santo André goleia Ituano e conquista Copa do Estado de SP
Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
14/12/2003 | 21:26
Compartilhar notícia


Ao golear o Ituano (4 a 1) e conquistar a Copa Estado de São Paulo, o Santo André fechou o calendário atual da melhor maneira possível. Os torcedores que compareceram domingo de manhã ao Bruno Daniel tinham, é claro, motivos de sobra para curtir um dos títulos mais importantes da temporada. Se antes o clube havia garantido o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro – como vice, atrás do Ituano – agora também assegura uma vaga na próxima Copa do Brasil. No início do ano, levantou a tradicional Copa São Paulo de Juniores.

O troféu é sempre o que importa na ordem natural do futebol. No entanto, houve outros ingredientes que ajudaram a embalar ainda mais a festa da tríplice coroa do campeão. Na prática, o time do Grande ABC soube reagir à fama que já o transformava injustamente numa espécie de freguês do Ituano. Afinal, o adversário comemorou, em 2002, a Copa Mauro Ramos de Oliveira logo cima do Santo André. E, ao concluir a campanha da Série C na ponta da tabela, o time do interior confirmou uma indiscutível superioridade no quadrangular decisivo. Só que os dois rivais estarão na Segundona de 2004 – a mesma que judiaram demais do Palmeiras e do Botafogo-RJ.

Apesar de tudo, o Santo André parecia engasgado ao ouvir as incômodas provocações que, ironicamente, o deixavam em um plano inferior. A revanche comprovou que não era bem assim. Ao encarar a nova batalha, em Itu, na quarta-feira, a equipe de Luiz Carlos Ferreira levou a pior. E daí? Seria previsível que pudesse reverter o tímido 1 a 0 favorável aos donos da casa.

Os 4 a 1 de domingo passaram da conta para quem precisaria impor a diferença de apenas dois gols. É verdade que os visitantes ofereceram alguma resistência no primeiro tempo. Mas, aos 26 minutos, o centroavante Fábio Reis abriu a contagem ao surgir livre na pequena área para conferir o perfeito cruzamento do lateral-esquerdo Alexandre. Aos 35, o Ituano igualou o placar. O atacante Rômulo pegou a zaga desatenta. Aos 46, Fábio Reis, de carrinho, desviou o toque sutil do combativo Sérgio Soares, que ajeitou um escanteio cobrado na direita pelo ala Dedimar.

Na etapa complementar, prevaleceu a força ofensiva do Santo André, que exagerou na dose ao demolir a implacável marcação do Ituano. Aos sete minutos, Anderson Careca subiu mais do que a defesa para completar o levantamento do xará Careca – 3 a 1. Ambos agradeceram ao polivalente Da Guia, que atuou improvisado como quarto-zagueiro e começou tudo lá atrás. Aos 34, o garoto Tássio cravou o gol mais bonito do show, ao arriscar da intermediária, no cantinho, indefensável. O goleiro Fernando nem viu a cor da bola. Até o fim, a torcida ditou o ritmo do olé. As animadíssimas torcidas organizadas não pararam mais de gritar “é campeão, é campeão”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;