Cultura & Lazer Titulo
Machado de Assis: 100 anos
Luís Felipe Soares
Especial para o Diário
24/09/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


Às vésperas do centenário de morte do maior escritor do País, que se completa na próxima segunda-feira, dia 29, a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) o homenageia com a Semana Machado de Assis. São diversas atividades, como exposições, apresentações teatrais e palestras, que seguem até sábado. A programação completa está no site. A entidade fica aberta das 9h às 22h, e a entrada é franca.

"A idéia foi criar uma experiência para que as pessoas tenham um contato diferente com Machado, e que isso lhes traga interesse para suas obras", explica o professor Roberto Araújo, um dos organizadores.

O evento parte do conceito de que é preciso descobrir e redescobrir Machado de Assis constantemente. Para isso, o público pode aproveitar as exposições Releituras do conto A Missa do Galo e Galeria de Personagens de Machado de Assis. Outra atração é a peça As Duas Faces de Capitu, sobre a misteriosa personagem do conto Dom Casmurro. Uma série de palestras debate o homenageado e discute suas influências.

Durante o dia, a semana é mais voltada para a comunidade. Já o período noturno tem os alunos da própria universidade como o principal alvo. "O evento envolve uma série de atividades com os alunos dos cursos de comunicação, que tiveram a obra do autor como base para as tarefas", diz o professor João Batista Cardoso, responsável pelo espaço Para Aprender a Ler Machado.

O ambiente é repleto de banners com trechos de textos do escritor e estão espalhados pelas paredes, no chão e até no teto. O espaço é composto por cinco diferentes ‘dimensões' da obra de Machado: a literatura, a poesia, o teatro, o jornalismo e as adaptações.

Apesar de estar exposta ao público, as pessoas só irão compreender melhor a mostra se assistirem às encenações dos atores caracterizados como personagens machadianos que lêem partes de seus textos. Segundo João Batista "é um espaço que possibilita uma performance interativa entre o grupo e o público".

Pela linguagem, Machado de Assis é tido como um autor difícil. A diferente abordagem do evento faz com que essa dificuldade seja deixada de lado. "Não é mesmo uma obra fácil. Mas essa idéia para ser adequada para as pessoas compreenderem Machado, porque ele merece esse esforço", ressalta o professor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;