Setecidades Titulo
Risco de salmonela é maior no calor
Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
04/12/2006 | 23:56
Compartilhar notícia


Sair para almoçar ou jantar em restaurantes é um passeio delicioso, mas para que tudo continue bem no dia seguinte é preciso ficar de olho na forma como o prato foi preparado para evitar uma vilã: a salmonela. A dica vale especialmente para os dias de calor.

Trata-se de uma bactéria que oferece sérios riscos à saúde e uma das principais causas da intoxicação alimentar. É encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como ovos, leite e carnes. “Ovos crus podem ter salmonela, mas se forem bem fritos ou cozidos, a bactéria é eliminada porque morre com o calor”, explica a bióloga da Vigilância Sanitária de Santo André Edna Correa Clares. Vale ressaltar que não é indicado ingerir ovos fritos com gema mole.

Uma portaria do Centro de Vigilância Sanitária do Estado proíbe a venda de ovos com casca rachada. O consumidor também deve verificar se os ovos estão em local arejado no ponto de venda. “O correto é estar sempre em geladeira para que a salmonela, se existir, não se multiplique. “Se não existir a multiplicação, é menor a dose infectante”, afirma Edna Clares.

Como a salmonela está na clara e na gema, alimentos que levam ovos crus, como mousses e gemadas, podem ser perigosos. A maionese caseira também deve ser evitada porque não passa pelo processo de pasteurização, que elimina a bactéria. Curiosamente, então, o ideal é consumir maionese industrializada.

Carnes contaminadas de aves e de suínos mal fritas ou mal cozidas também podem transmitir salmonela. Para restaurantes, existe legislação específica sobre carnes. “No prato pronto servido quente, as carnes devem ser mantidas em temperatura de 65°C no balcão térmico, que deve ter temperatura acima disso. Dessa forma, o alimento está livre de salmonela e de outras bactérias”, diz Edna.

A salmonela também é transmitida pelo contato com fezes de humanos contaminados. Neste caso, a falta de higiene de quem trabalha com alimento é decisiva. Ao usar o banheiro, a pessoa deve lavar as mãos com água e sabonete líquido. O sabonete em barra pode acumular sujeira. Se a higiene não for feita e a pessoa retomar o trabalho na cozinha, pode contaminar o alimento com salmonela. Quem o ingerir pode ter infecção alimentar.

Conseqüências – Os principais sintomas da ingestão da salmonela são diarréia, vômitos e febre. “Tudo depende da imunidade da pessoa, mas com certeza terá um mal estar depois de 12 a 18 horas após a ingestão da bactéria. Dependendo do organismo, a pessoa pode se recuperar de dois dias a uma semana. A salmonela pode levar ao óbito crianças ou idosos com saúde debilitada”, afirma a bióloga Edna Clares.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;