Economia Titulo
EUA: indústria petroleira só se recuperará de furacão em 2005
Da AFP
13/10/2004 | 21:37
Compartilhar notícia


O furacão Ivan causou os maiores estragos já provocados por um fenômeno deste tipo à indústria petroleira americana. Um mês após sua passagem pelo Golfo do México, a produção da região continua um terço abaixo do normal — a previsão é que ela se recupere apenas em 2005.

"Já perdemos 19 milhões de barris, e parece que quando as coisas tiverem voltado à normalidade, o total ficará em cerca de 30 milhões de barris", previu Jamal Qureshi, analista da PFC Energy. Segundo ele, o Ivan, que atingiu o Golfo do México no último dia 16, foi o furacão de maior impacto sobre a indústria petroleira.

Atualmente, 10 plataformas de petróleo localizadas no Golfo do México estão vazias, e a produção da região é inferior em 470 mil barris diários ao nível normal. Este déficit contribui para a disparada dos preços do óleo cru, que subiram 70% desde o começo do ano.

A MMS (Mineral Management Service), agência federal responsável pela administração dos recursos petroleiros e gasíferos nos Estados Unidos, espera que a produção da região aumente em 150 mil barris até o fim do mês. "Cerca de 96% da produção normal do Golfo do México deverão ser restabelecidos em seis meses", diz a MMS em seu último relatório.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;