Política Titulo
Ramon pressiona criação de taxa de iluminação
Gislayne Jacinto
Do Diário do Grande ABC
03/11/2002 | 23:16
Compartilhar notícia


O prefeito de Rio Grande da Serra, Ramon Velasquez (PT), disse neste domingo que os prefeitos do Grande ABC poderão ir a Brasília na próxima quarta-feira, caso o Congresso Nacional inclua em sua pauta de votação a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que cria taxa para custear a iluminação pública.

Ramon disse que nesta segunda haverá uma reunião do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, formado pelos sete prefeitos da região, e falará com eles sobre a ida a Brasília. Ele afirmou que até o momento conversou apenas com a prefeita da Ribeirão Pires, Maria Inês Soares (PT). Ramon entende que a criação da taxa de iluminação é importante para os municípios. “Atualmente, todos sofrem com a escassez de recursos”, afirmou.

Segundo o petista, o presidente Câmara dos Deputados, Aécio Neves (PSDB), se comprometeu a colocar a PEC em votação. “Estamos aguardando isso para esta semana”, disse. Caso a inclusão da matéria ocorra, a idéia é mobilizar os prefeitos para irem a Brasília pressionar os deputados federais pela aprovação.

A luta dos municípios para a criação da taxa para custear a iluminação pública já acontece há algum tempo. Em março deste ano, Aécio Neves prometeu a um grupo de prefeitos de várias regiões do país reunidos em Brasília, na 5ª Marcha em Defesa dos Municípios, colocar em votação. Naquela época, ele citou o mês de maio. Neves considerou a cobrança do tributo uma medida complementar para conter a onda de violência no país.

A falta de recursos para custear a iluminação pública foi um dos argumentos utilizados pelos prefeitos para pressionar os parlamentares a retomar a tramitação da PEC que autoriza a cobrança do novo tributo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;