Setecidades Titulo Transportes
São Carlos anuncia fim da operação da Suzantur

Prefeitura fará intervenção no serviço de transporte coletivo da cidade, hoje operado precariamente

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
07/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz


 Após dez meses de prestação de serviço em caráter precário, sem nenhum tipo de contrato, a Prefeitura de São Carlos, no Interior de São Paulo, anunciou, na quinta-feira, o rompimento do acordo com a Suzantur para operação do sistema de transporte coletivo da cidade.
De acordo com a Procuradoria-Geral do município, a prefeitura deve abrir na próxima semana processo para contratação emergencial de nova empresa para operar o serviço de transporte coletivo da cidade pelos próximos seis meses. A expectativa é a de que a Suzantur opere o serviço somente até o encerramento deste certame já que não poderá concorrer novamente ao processo em decorrência do contrato emergencial firmado entre a empresa e a prefeitura no ano passado ter sido barrado pela Justiça.
“O decreto vai disciplinar até quando a atual empresa pode prestar o serviço e qual será a forma de substituição da atual concessionária do transporte coletivo”, explica o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral do Município, Ademir Souza e Silva. Segundo a prefeitura, no momento ao menos dez empresas já demostraram interesse em assumir a operação de 109 linhas municipais de São Carlos.
Resultado de longa disputa judicial travada entre a prefeitura de São Carlos e Suzantur – que também opera atualmente o transporte coletivo em Mauá e parte de Santo André –, o rompimento do acordo já era dado como certo desde julho, quando o Ministério Público considerou irregular o contrato emergencial firmado pelo município do Interior, em agosto de 2016, pedindo a nulidade integral da contratação por certame licitatório. Eles entenderam que o processo foi irregular, direcionado a Suzantur e fraudulento.
Na decisão, o MP sugeriu ainda o ressarcimento aos cofres públicos dos valores pagos a título de subsídios ao transporte coletivo e as condenações do ex-prefeito Paulo Roberto Altomani, do ex-secretário de Transporte e Trânsito Márcio Marino e dirigentes da empresa Suzantur.
A Suzantur também tem colecionado polêmicas no Grande ABC. Em Santo André, por exemplo, onde a empresa opera desde outubro do ano passado 15 linhas de ônibus municipais na região da Vila Luzita, há sete meses  o serviço tem sido prestado por meio de autorização a título precário após o contrato emergencial firmado no ano passado vencer. Ou seja, a empresa tem operado sem contrato, situação similar à de São Carlos. Segundo a Prefeitura, a medida visa dar continuidade ao serviço, que atende cerca de 50 mil passageiros por dia, até que a administração consiga finalizar o edital para concessão definitiva do sistema da Vila Luzita, previsto para ocorrer até o fim deste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;