Esportes Titulo
Barrichello se impressiona no Bahrein
Flávio Gomes
De Sakhir, para o Diário
01/04/2004 | 23:59
Compartilhar notícia


Na véspera dos primeiros treinos em Sakhir, Rubens Barrichello afirmou nesta quinta-feira que jogou por terra algumas idéias que tinha a respeito do Bahrein. A primeira delas: não há tanta areia dentro do autódromo, muito menos na pista. "É mais limpa do que algumas que a gente tem na Europa", disse. A segunda, quanto ao terrorismo e ao clima tenso do Oriente Médio. "Como brasileiro, a gente já pensa naquela coisa de bomba. Achei o país impressionante, moderno."

Barrichello percorreu o autódromo a pé – segundo ele, esta é a melhor forma de conhecer uma pista nova – e garante que não terá problemas para pegar o jeito do novo circuito que estréia este ano na Fórmula 1. "Em cinco voltas você tem um conhecimento básico, onde freia, onde vira, essa coisa toda. Mas as 15 voltas são a quantidade perfeita para poder chegar no limite."

O brasileiro disse ter gostado do traçado e ficou impressionado com a modernidade oferecida pelos barenitas. "Eu cheguei esperando uma coisa, e como brasileiro a gente já vem com aquele negócio de bomba na cabeça, e achei o país impressionante, é muito moderno, e a recepção de todos tem sido muito boa, não tenho nada que reclamar."

Outro que elogiou o novo autódromo foi o chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone. "Eles fizeram um grande trabalho aqui", elogiou, depois de percorrer as luxuosas instalações para imprensa e convidados VIP, além do paddock espaçoso decorado com palmeiras. O projeto do autódromo, erguido em 16 meses, é de Hermann Tilke, alemão que fez também Sepang, Magny-Cours, Barcelona e outros circuitos que fazem parte do calendário da F-1.

O circuito do Bahrein custou US$ 150 milhões. O traçado de Fórmula 1 tem 5.417 metros, mas cinco circuitos diferentes podem ser usados, entre eles um oval de 2,5 km e uma pista de dragsters de 1,2 km. Há boxes suficientes para 18 equipes. As arquibancadas comportam 45 mil pessoas e o estacionamento, 13 mil carros. A pista tem relevo variando de 0 a 18 metros de altitude.

As simulações de computador indicam que os tempos de volta devem ficar na casa de 1min33s, com média de velocidade de 210 km/h. A pista tem 15 curvas e sua maior reta mede 1.090 metros. A Renault, desde setembro, quando recebeu o mapa do circuito de Sakhir, simulou 1.000.007 voltas em computador para definir relações de marcha, tipos de pneus e configurações aerodinâmicas de seus carros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;