Memória Titulo
Fontes que podem e devem ser consultadas
Ademir Medici
13/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 A Memória carece de muitas mãos e cabeças. Ninguém é dono da verdade. O mesmo fato pode ter várias explicações e vieses. Quanto mais se ouvir, mais se aprenderá. Nem todos os enigmas serão decifrados. Nem todas as dúvidas, esclarecidas. Mas existem fontes diversas que podem ajudar no entendimento.

O aprendizado que fica destes nestes 30 anos de Memória aqui no Diário é que você pode descobrir informações sobre sua escola, bairro, entidade, em pontos como:

1 – A coleção de jornais

2 – Livros de atas

3 – Nas inscrições de medalhas e troféus esportivos

4 – Nos livros-tombo

5 – Nos diários escolares

6 – Nas biografias de patronos

7 – Em citações de livros

8 – Em processos administrativos ou judiciais

9 – Nos cartórios

10 – Nas cadernetas de empórios

11 – No museu, fundação, Casa da Memória, arquivo público, biblioteca...

12 – E em tantos outros locais...

E nada é tão simplório que não pode oferecer lições de vida. Um dia, há muitos anos, comentamos com o historiador John French, brasilianista, que determinado memorialista mais confundia do que explicava. A resposta que John nos deu foi exemplar: “Se alguém se preocupa com memória, é o suficiente para ser respeitado. Equívocos todos cometem. E é por isso que existe diálogo”.

Estabeleceu-se, há tempos, uma discussão, até pela imprensa, de historiadores filhos da cidade de São Caetano com conceitos e técnicas diferenciados. Briga de foice. E as duas partes deixaram grandes contribuições à história local.

As fontes primárias e secundárias, algumas aqui relacionadas, oferecem bons ensinamentos, do processo cartorial ao caderno de receitas culinárias da vovó.

Às vezes o registro de uma greve de trabalhadores esquecida pode ser descoberto na fonte opositora ao mesmo movimento, enquanto o sindicato que a promoveu pode ter perdido o seu registro. Basta ver que sindicalistas de hoje chegam a apregoar que a resistência começou por eles – esquecendo-se os heróis anônimos do passado.

Várias equipes de futebol nasceram de anotações num daqueles papéis usados antigamente para embalar um filão de pão. O interessante é que sempre há quem trata de guardar aquele papel aparentemente sem importância. Só aparentemente.

 

SEXTA-FEIRA EM MEMÓRIA

Aspectos que devem ser levados em consideração

 

Diário há 30 anos

Domingo, 13 de setembro de 1987 – ano 30, edição 6546

Manchete – Novo pacote econômico vai tentar reativar os investimentos; crise no comércio de frangos

Grande ABC – Estado confirma modificação na Lei de Proteção aos Mananciais.

Santo André – Incêndio na Emei do Jardim Guarará acaba com duas salas de aula.

 

Em 13 de setembro de...

1832 – Dissolve-se o ministério criado em 3 de agosto; inicia-se outro, organizado pelo senador Vergueiro, hoje nome de via importante em São Bernardo.

1907 – Criado o Distrito de Paz do Butantã, na Capital.

1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: na Itália, a morte em combate do tenente Américo Rotellini, filho de Vitaliano Rotellini, fundador e coproprietário do jornal paulista Fanfulla. Américo era paulistano, nascido em 1894.

Na Rússia, governo quer evitar a guerra civil.

1957 – Miguel Guillen, sindicalista de Santo André, embarca para a Alemanha Oriental. Parte das despesas de viagem foi paga pelo comendador Emílio Sortino. Guillen da esquerda, Sortino da direita. Respeitavam-se mutuamente e foram reunidos para mesa-redonda no Diário.

1972 – São Caetano legaliza prevenção a incêndio. Prédios com mais de três andares são obrigados a providenciar equipamentos para a prevenção e combate a incêndio.

1977 – Agência da Varig completa três anos em Santo André. À frente, desde o início, o gerente Leonel Gregório.

Cobrança de taxa para carteirinha de identificação escolar provoca protesto estudantil na Escola Estadual Sergio Milliet, em Santo André.

 

Santos do Dia

São João Crisóstomo (Antioquia, Síria, Ásia Menor, 309-407). Sacerdote, orador brilhante, doutor da Igreja. Autor de numerosos escritos, com destaque para o livro Sobre o Sacerdócio, um clássico da espiritualidade monástica.

Maurílio

Ligório

 

Hoje

Dia do Agrônomo

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários neste dia 13 de setembro:

No Pernambuco, Caetés;

No Paraná, Mercedes, Quatro Pontes e São Manoel do Paraná;

Em Minas Gerais, Machado e Rio Novo;

No Ceará, São João do Jaguaribe;

No Pará, Uruará.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;