Setecidades Titulo Luz
Santo André retoma projeto de iluminação

Prefeitura planeja modernizar 20 mil pontos
até 2020 com a retomada do Banho de Luz

Bia Mpço
Especial para o Diário
02/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa 5/9/14


A Prefeitura de Santo André anunciou ontem a retomada do projeto Banho de Luz – iniciado em 2013 e paralisado desde 2015 –, que prevê a revitalização e substituição de 40 mil pontos de iluminação pública na cidade. A previsão da administração é fazer 4.000 instalações ainda neste ano e atingir 50% do número total até 2020, quando termina o mandato do prefeito Paulo Serra (PSDB).

Segundo os cálculos da administração, o investimento total para a modernização do sistema está calculado em R$ 8 milhões, recursos oriundos da CIP (Contribuição de Iluminação Pública), cujos valores são cobrados diretamente na conta de energia dos consumidores da cidade.

Sete bairros, de três regiões do município, começam a receber novas lâmpadas e luminárias já a partir da semana que vem: Vila Curuçá, Parque das Nações, Bangu, Jardim Stella, Jardim Jamaica, Jardim Oriental e Jardim Cristiane.

“Melhoramos o sistema, e demos esse tempo de quase nove meses para fazer um bom diagnóstico. Assim, conseguimos melhorar as equipes e nos preparar melhor. justamente para que quando o programa fosse retomado, a equipe estivesse em condições de revitalizar 1.000 pontos por mês”, explicou o chefe do Executivo, durante o anúncio de retomada do projeto, ontem à tarde, no Paço.

As vias principais de cada bairro, como corredores de acesso, receberão lâmpadas de LED, que consomem menos energia e iluminam melhor. Já nos locais de grande movimentação, como áreas onde haja escolas, serão usadas lâmpadas de vapor metálico, também considerada luz branca. Vias secundárias terão iluminação a vapor de sódio, que são de luz amarela, mas mais modernas e de maior intensidade.

“Temos ainda 40% das luminárias da cidade com mais de 30 anos de uso e que possuem apenas 20% de luminosidade. Santo André ainda é escura e mal iluminada”, reconheceu Serra.

Ainda de acordo com o prefeito, a cidade não tem pontos críticos e problemas sérios com a iluminação como em 2013, quando eram comuns luzes apagadas. “Colocamos ordem na casa, principalmente na questão financeira. Onde a gente entra com o programa notamos avaliação muito boa da questão de iluminação pública.”

Desde o lançamento do programa foram instaladas 12 mil novas lâmpadas. Para o prefeito, não se trata apenas da substituição, pois o que se espera é a melhora na qualidade de vida e mais segurança à população. Ao todo, Santo André conta com 52 mil pontos de iluminação espalhados pela cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;