Memória Titulo
São Bartolomeu, a 60ª festa
Ademir Medici
25/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 São Bartolomeu, a 60ª festa

 

São Bernardo de Claraval, o padroeiro do Município de São Bernardo ‘do Campo’. Estamos no mês do aniversário oficial da cidade. Vizinho ao dia 20 de agosto, o 24 de agosto, Dia de São Bartolomeu Apóstolo, que possui uma capela no interior do Parque Municipal, o Estoril de Riacho Grande.

E neste domingo teremos, neste espaço, a festa de número 60 em honra a São Bartolomeu, sempre um grande piquenique, como diz um dos organizadores, Adalberto Guazzelli, atual secretário municipal de Cultura, que não se esquece do Quiosque 9 – “que era emblemático” – e que o governo passado derrubou, passando por cima da história da cidade.

 

E o são-bernardense Adalberto Guazzelli está na Memória da DGABC TV (www.dgabc.com.br). Ele fala da Festa de São Bartolomeu, traça um panorama da sua atuação à frente da Secretaria de Cultura, relembrando um amigo-irmão da Memória, Beltran Asêncio, o Fotógrafo da Cidade.

Só neste mês de agosto, mesmo com problemas financeiros, a cidade vem organizando quase 60 eventos culturais, fora os extras, como o desfile de carros antigos atravessando a cidade. E a exposição sobre a história do cinema em São Bernardo, que termina hoje, na Câmara de Cultura Antonino Assumpção.

 

60ª FESTA TRADICIONAL DE SÃO BARTOLOMEU

Domingo, 27 de agosto

Parque Municipal de São Bernardo, o Estoril de Riacho Grande

10h30 – Bênção das urnas contendo a terra dos túmulos dos parentes mortos na Itália e no Brasil

– Missa e sermão

12h – Almoço e entretenimentos

14h – Músicas do folclore italiano

Nota – Traga seu vinho e seu almoço

 

Fala, Dal

A Festa de São Bartolomeu, criada em 1957, caiu muito nos anos 1990, até em função do falecimento dos seus fundadores. Aí resgatamos: eu, o pessoal de Riacho Grande, o Aldo Rosa, o Marco Antonio e alguns primos da geração mais nova.

Fizemos uma reunião e resolvemos abrir a festa. Hoje é a festa italiana mais cosmopolita que existe. Participam japoneses, árabes e mantém o mesmo perfil que une toda a comunidade, todos os descendentes dos imigrantes, sejam eles quem forem.

A simplicidade, a confraternização, a comida, a música. Nada é pago, nada é vendido. São Bartolomeu, uma festa familiar, um piquenique de 2.000 pessoas. Um domingo à moda antiga, de muita confraternização.

A Festa de São Bartolomeu está aberta a todos, principalmente aos batateiros. Batateiro não é somente aquele que nasceu em São Bernardo. Batateiro é a pessoa que vive em São Bernardo, vive São Bernardo, quer estar e gosta de estar em São Bernardo.

Fico chateado quando ouço alguém dizer: quando me aposentar, pego minhas coisas e vou embora. Aquela pessoa que fez de São Bernardo apenas um trampolim. Fico chateado. Sou batateiro e gosto de ser caipira de São Bernardo. Assim, a Festa de São Bartolomeu é aberta a todos, a todos os caipiras de São Bernardo, nascidos ou não.

 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 25 de agosto de 1987 – ano 30, edição 6529

Manchete – Bresser (ministro da Fazenda) diz que o déficit público não causa inflação

Santo André – Cine-Teatro Carlos Gomes vira estacionamento para 120 veículos. Reportagem: Ivanilde Sitta e Wilson Magão (fotos).

Paranapiacaba – Inaugurada a Lanchonete Locobreque.

Cultura & Lazer – Bibi Ferreira, profissão esperança

Polícia – Executado a tiros na frente dos irmãos menores na Vila São José, em Diadema.

 

Hoje

Dia do Feirante

Dia do Soldado

Na região, Dia da Sociedade Amigos de Mauá

 

Em 25 de agosto de...

1822 – Dom Pedro, príncipe regente, entra solenemente em São Paulo.

1917 – Chega ao Porto do Rio de Janeiro o navio japonês Seatle Maru, trazendo 66 colonos japoneses que seguem para Santos.

A guerra. Do noticiário do Estadão: os italianos fizeram mais de 20 mil prisioneiros na batalha dos Alpes Julianos.

1972 – São Bernardo inaugura o 2º Salão de Móveis e Exposição de Máquinas Automáticas para Madeira no Centro de Convenções, Feiras e Certames da Avenida Redenção, promoção do Sindicato da Indústria de Marcenaria, cujo presidente é Waldemar Franchini.

 

Santos do Dia

José de Calazans

Luiz de França

Patrícia

Maria Del Trânsito Cabanillas

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 25 de agosto:

Em São Paulo, Barretos e Redenção da Serra

Em Minas Gerais, Chapada Gaúcha e Rio Pomba

Em Santa Catarina, Chapecó (que completa 100 anos de fundação), Herval d’Oeste, Joaçaba e Luzerna

No Piauí, Guadalupe

Em Alagoas, Joaquim Gomes

Em Tocantins, Miracema do Tocantins

Em Goiás, Nazário e Porangatu

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;