Economia Titulo Em São Bernardo
PDV da Panex paga até 13 salários por ano

Fabricante de panelas irá transferir produção para Itatiaia, no Rio de Janeiro, em dezembro

Gabriel Russini
Especial para o Diário
18/08/2017 | 07:22
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A Panex, fabricante de panelas pertencente ao grupo francês SEB, vai fechar as portas de sua unidade em São Bernardo em dezembro. Após ampla negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a empresa aceitou oferecer até 13 salários adicionais para funcionários que possuem maior tempo de casa, por meio de PDV (Programa de Demissão Voluntária).

Segundo José Paulo da Silva, diretor do sindicato, os benefícios variam conforme o período trabalhado por cada profissional. “Conseguimos essas condições após muita luta e organização da categoria.”

Por exemplo, para quem trabalhou por um ano na fábrica, além das verbas rescisórias, irá receber três salários adicionais. Já para quem está com dez anos atuando na empresa, terá direito a sete vencimentos extras. No caso de quem tem 20 anos, receberá 11 rendimentos e, aqueles que estão há 25 anos ou mais, irão ganhar 13 salários a mais.

Ainda segundo a entidade, a empresa garantiu convênio médico e cesta básica para todos os colaboradores até junho de 2018. “Também foi garantido o pagamento do salário de forma integral para trabalhadores que estão prestes a se aposentar, até que deem entrada no INSS”, complementou Silva, ao afirmar que praticamente 50% dos trabalhadores da fábrica se enquadram nesta situação.

Em fevereiro, o grupo SEB, que também é detentor de outras marcas conhecidas como Arno, Clock e Rochedo, afirmou que iria transferir a produção da fábrica de São Bernardo para o município de Itatiaia, no Rio de Janeiro, em dezembro. A empresa estava no Grande ABC desde 1948.

A operação será feita por fases. Por meio de comunicado, a fabricante informou que a primeira fase de mudança começou em julho e, a última, está prevista para dezembro. “O fechamento será escalonado, em setembro sairão 150 funcionários, enquanto que, no dia 20 de dezembro, os 150 restantes”, explicou Silva.

O grupo SEB alegou que a mudança de São Bernardo para Itatiaia ocorre por conta de o novo local se tratar de “região industrial emergente, que está em franca expansão e possui posição geográfica privilegiada”.

PROMOÇÕES - Em meio a esse cenário, a loja de fábrica da Panex tem feito saldão – embora a empresa garanta que as promoções nada têm a ver com o encerramento das atividades. A andreense Marcia Costa Domingues, 51 anos, comprou ontem dois jogos de panela, aspirador de pó, panela de pressão, secador e frigideira. “Gastei R$ 700, bem menos do que em outro lugar, no qual certamente pagaria mais de R$ 1.000 por todos esses produtos.”

(Colaborou Soraia Abreu Pedrozo) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;