Cena Política Titulo
França e Doria disputam prefeitos
Junior Carvalho
09/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Prefeitos do Grande ABC têm seus apoios disputados por dois prováveis candidatos ao governo do Estado no ano que vem. Na segunda-feira, o hoje vice-governador Márcio França, que tenta se cacifar junto ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) para pleitear o Palácio dos Bandeirantes, recebeu dezenas de chefes de Executivo para anunciar vagas da universidade virtual paulista. Vários da região estiveram presentes e, claro, tentaram saber em que pé anda o projeto eleitoral de Márcio França. Hoje, o prefeito paulistano, João Doria (PSDB), participa de um evento para empresários em Santo André, mas vários políticos estarão presentes, também para buscar informações sobre o futuro eleitoral de Doria – que pode vir a governador ou até a presidente.

BASTIDORES

Visita
O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), recebeu ontem Bia Cardoso, filha do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que trabalha no projeto Laboratório da Educação. Foi assinado o termo de cooperação Aprender Linguagem – Formação de Educadores, que envolve treinamento e acompanhamento para qualificação dos profissionais que atuam na Secretaria de Educação da cidade.

Projeto federal
Com nome na lista de possíveis candidatos a deputado no ano que vem, o vereador Pedrinho Botaro, do PSDB de Santo André, confidenciou a algumas pessoas que deve vir postulante à Câmara Federal. Esse projeto, segundo ele comentou com alguns interlocutores, teria sido pedido do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, e do vice-prefeito da Capital, Bruno Covas, ambos tucanos.

O próximo
Prefeitos da região conversaram na última reunião do Consórcio Intermunicipal e encaminharam apoio a Atila Jacomussi (PSB), de Mauá, para suceder Orlando Morando (PSDB), de São Bernardo, à frente da entidade. Não se sabe, porém, se para o fim deste ano ou em dezembro de 2018, já que Morando tem direito à reeleição para o comando da entidade.

Ciúme
Teve gente incomodada por não fazer parte do conselho político de discussão de governo montado pelo prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB). As principais reclamações partiram da Câmara. Estão neste bloco Ailton Lima (SD-Desenvolvimento Econômico), Donizeti Pereira (PV-Meio Ambiente), Edson Sardano (PTB-Segurança Pública), Fernando Marangoni (DEM-Habitação) e Luiz Zacarias (PTB-Serviços Urbanos e vice-prefeito).

Monitoramento
Esta coluna mostrou que PEN, PSB e PR estão à frente no debate para filiar o presidente da Câmara de Mauá, Admir Jacomussi, hoje no PRP e provável candidato a deputado estadual do ano que vem. Mas o PSDB também monitora a situação de Jacomussi. Há gente dentro do tucanato que defende a vinda do tradicional político, mas mudanças no sistema eleitoral ainda pesam na decisão.

Possibilidade
Ex-prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PSB) tem confidenciado a alguns amigos que pode não concorrer a cargo público na eleição do ano que vem, embora diversos partidos tenham o convidado para voltar às urnas. A ideia dele seria apoiar algum candidato novo no cenário eleitoral da cidade, principalmente capitalizando seus votos na região da Vila Luzita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;