Cultura & Lazer Titulo
Exposição tem design brasileiro para italiano ver
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
20/01/2003 | 18:31
Compartilhar notícia


A brasilidade nas formas e desenhos de objetos tem sua produção contemporânea apresentada ao exterior por meio da exposição itinerante Marca Brasil – O Brasil como Marca. A mostra de mais de 200 peças inicia nesta terça, em Roma, na Itália, sua turnê internacional. O evento é promovido pelo projeto Objeto Brasil e tem curadoria de Joice Joppert Leal.   

O design feito no Brasil, na verdade, já é encontrado em outros países, como é o caso das sandálias Havaianas. “Já vi essas sandálias em uma vitrine em Londres por US$ 80”, diz a curadora. A exposição chega para apresentar, de forma sistemática, os objetos brasileiros. “Queremos vender o Brasil e mostrar que temos padrão de qualidade para competir internacionalmente”, afirma Joice.   

Alguns dos trabalhos expostos são acompanhados por assinaturas de peso, entre eles uma cadeira de balanço desenhada pelo carioca Oscar Niemeyer e uma saia godê de autoria do cearense Lino Villaventura. Entre outros nomes, estão Lina Bo Bardi, Cláudia M. Salles, Luciano Devià e Sérgio Rodrigues.   

A Marca Brasil fica na Galeria Candido Portinari até o próximo dia 7. “A Itália tem uma boa estrutura e tradição em design, além disso, a galeria dá direto para a Piazza Navona”, diz Joice, referindo-se à boa localização. Depois de Roma, a mostra segue para outras capitais européias, como Londres e Paris. “Já em Frankfurt, na Alemanha, participaremos com uma exposição de design de livros”, afirma.   

Em mobiliários, jóias, roupas etc., o objetivo é “mostrar a força e a exuberância da produção brasileira e imprimir uma identidade cultural única, plural e inspiradora”. Com a intenção de ganhar mercado, além da estética, são inseridos itens como tecnologia, bom preço, soluções para preservação ambiental.  

Ecodesign – Material reciclável, que não prejudique o meio ambiente, é a matéria-prima para os objetos do novo século. O foco está na cidadania e na racionalização do uso da energia e dos recursos naturais. Esse é um dos temas de grande preocupação da ONG (Organização Não-Governamental) Objeto Brasil, projeto institucional do Uniemp (Fórum Permanente das Relações Universidade-Empresa).   

“Nossa principal função é promover o design brasileiro, ferramenta fundamental para mostrar nossa criatividade para conquistar mercado”, diz Joice, que é diretora presidente da ONG.   

A entidade realizou, como parte do calendário oficial das comemorações do quinto centenário do Descobrimento, a exposição Objeto Brasil – Design nos 500 Anos. Composta por 600 produtos, a mostra foi vista por mais de 30 mil pessoas. Colaborou Alessandro Soares




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;