Memória Titulo São Caetano
O jeito memória de relembrar fatos e personagens
Ademir Medici
02/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Bom rever o que nos contaram os amigos de São Caetano naquela célebre mesa-redonda de 1977 no Salão Nobre do Diário. Acontecimentos que a história oficial não conta. Passagens que vão do futebol a um larápio que todos conheciam, todos combatiam, e cuja ação foi contada com muito humor. Ah se todos os larápios fossem como ele...

 

Bola para o alto.

Só podia ser do

Monte Alegre

 

Mario Botteon – Havia uma grande rivalidade entre o pessoal que morava no bairro Monte Alegre, a maioria pessoas de origem espanhola, e o pessoal debaixo, do bairro Fundação, apelidado de bairro Barra Funda. Rivalidade no sentido esportivo, tanto que existia uma piada: quando o sujeito chutava a bola bem alta, dizia-se: “Vai jogar no Monte Alegre”.

Mario Romano – Até agora existe esta expressão.

Botteon – Bairro Fundação era o bairro da Ponte. O Trupica FC, rival do São Caetano EC, foi semente do Clube Esportivo Lazio, em homenagem ao Lazio da Itália

Depois, no tempo da guerra, com essa questão dos italianos (da Itália ser do Eixo, e o Brasil dos Aliados), o nome foi modificado novamente, desta vez para Rio Branco.

 

Salvador Rosa.

Ladrão de galinhas.

Rei das Penosas.

Romano – O Salvador Rosa reunia as pessoas e chegava até a apostar:

– Você me tranca a porta, fecha bem que eu vou entrar na sua casa sem você saber.

E realmente ele entrava. Costumava fazer muitas brincadeiras. Deitava na rua. A pessoa parava o carro para ver e tal. E era assaltada.

O que se nota é que, antigamente, os ladrões apenas roubavam. Dificilmente faziam outra coisa. Muito diferente de hoje em dia. Hoje o ladrão rouba e, com a vítima subjugada, quer demonstrar perversidade, sadismo.

Diário – Todos conheciam o Salvador Rosa?

Romano – Sim, ele era conhecido em São Caetano. Todo mundo sabia. Era o rei das penosas. Roubou até o subdelegado. Lutava com os galos para roubar as galinhas. Dizem que fazia umas orações. Um dia foi apanhado. Tiraram sua roupa. Levou um couro.

Firmino Garbelotto – Se ele ficava sem dinheiro em São Paulo, pegava um táxi e descia na Rua Ibitirama, onde havia uns matos.

– Pera um pouco que eu vou fazer necessidades.

O motorista parava. Ele se embrenhava no mato. Sumia.

 

AMANHÃ NA SEMANA SÃO CAETANO

Eles inauguraram um novo estilo de reportagem.

Deixaram ótimas recordações.

Boas frases.

E muita saudade

 

Em pauta

 

Mais uma rodada de convidados para o programa “Memória” da TV DGABC, a partir desta

semana.

Claudia Ferreira quebra uma barreira e é a primeira a voltar ao programa, desta vez para mostrar um filme que vai mexer com os corações dos andreenses.

E como nos aproximamos do aniversário oficial de São Bernardo, conosco estarão batateiros queridos e jovens interessados em descobrir e divulgar histórias da cidade.

Marco Antonio da Silva, o Quico, vai mostrar imagens animadas do encontro anual de corais da língua italiana.

Adalberto Guazzelli, secretário de Cultura, falará de Beltran Asêncio, do esforço da Prefeitura em prol da memória da cidade e da próxima Festa de São

Bartolomeu.

Karine Manchini e Leonardo Alves mostrarão a vida além-balsa, em Riacho Grande. Um trabalho acadêmico pela Universidade Metodista e que envolve outros jovens universitários.

 

Além de tudo, os cinco convidados nos ajudaram, literalmente, na realização de mais três belos programas, contando o tempo, auxiliando na produção.

 

Diário há 30 anos

Domingo, 2 de agosto de 1987 – ano 30, edição 6510

MANCHETE – Gilson Menezes, prefeito de Diadema, quer criar 2.045 empregos em ano eleitoral.

GRANDE ABC – As opções para o motorista fugir das obras do trólebus.

PRIMEIRA DIVISÃO – Ontem, no Morumbi, Corinthians 0, Santo André 0.

 

Em 2 de agosto de...

1917 – O Jornal do Brasil comenta a greve geral do Rio de Janeiro: “a carestia da vida é tão séria que o governo começa a impressionar-se”.

O JB cita as manifestações de resistência operária no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina,

Rio Grande do Sul e Paraíba.

1937 – João da Costa Faria nasce em São Paulo, na Rua São Caetano. Forma-se em Direito pela PUC. Reside em São Caetano desde 1950.

 

Santos do Dia

No calendário litúrgico franciscano, o dia 2 de agosto é dedicado à celebração da Festa de Nossa Senhora dos Anjos, popularmente conhecida como “Porciúncula”.

Pedro Julio Eymard

Eusébio de Vercelli

Teodata

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 2 de agosto:

Em Alagoas, Barra de

São Miguel

No Amazonas, Coari

No Ceará, Morada Nova e Tururu

Na Bahia, Prado e Una

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;