Cultura & Lazer Titulo
Desenho que virou arte
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
27/06/2010 | 07:25
Compartilhar notícia


Esse pequeno elefante teve enorme dificuldade para mostrar seu valor e se encaixar no meio que o cercava. Mas o personagem-título de Dumbo não tinha o menor status de rejeitado na Disney. Foi graças à adorável história do paquiderme de enormes orelhas que ignorou seus críticos e literalmente alçou voo que os estúdios de animação saíram de uma crise. Essas e informações mais divertidas de bastidores estão contidas nos extras de Dumbo - Edição de 70º Aniversário (a média de preços vai de R$ 30 o DVD a R$ 60 para a versão blu-ray).

O longa de animação foi encomendado pelo próprio Walt Disney à dupla de roteiristas Joe Grant (considerado o segundo homem da hierarquia dos estúdios) e Dick Huemer. A intenção era criar um título mais barato e simples. Pinóquio e, principalmente, Fantasia, lançados nos anos anteriores, não haviam conseguido empolgar o público à mesma medida que as técnicas e talento de sua equipe haviam crescido.

Junto com os dois filmes acima, Bambi e Branca de Neve e os Sete Anões, Dumbo sedimentou a chamada época de ouro da Disney. Nessa época, o trabalho dos desenhistas ultrapassou os limites do entretenimento puro e simples: alcançou o status de ‘arte'.

Se os colegas de geração apresentaram técnicas novas e apuradas - como a estudada movimentação dos personagens em Bambi - o sucesso de Dumbo se deveu principalmente a um fator: a emoção pura e simples que conseguiu despertar nas pessoas. Nascido com orelhas extremamente desproporcionais, foi discriminado e afastado da mãe e só tinha como amigo Timóteo, um ratinho atrevido. Digam o que quiserem, a maioria ainda torce para o mais fraco. A popularidade é tamanha que, mesmo passadas tantas décadas, o singelo voo do Dumbo é dos brinquedos ainda mais populares na Disneylândia.

Além de depoimentos de especialistas como Eric Goldberg, supervisor de animação da casa, e do diretor Lee Unkrich, que dirigiu a terceira parte de Toy Story, os extras vêm recheados de informações técnicas como o design sonoro do longa.

Há também duas cenas inéditas, incluindo um musical, com a canção Are You a Man or A Mouse?. Em A História de um Rato, o produtor Don Hahn apresenta a sequência em que Timóteo explica a Dumbo porque ele deveria ter medo dele. A sequência toda é ilustrada pelos primeiros esboços da equipe. Relíquia para ser manuseada com luvas, como o produtor acaba por fazer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;