Economia Titulo Inflação
Aluguel de imóvel terá reajuste de 3,23%
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
30/03/2012 | 07:25
Compartilhar notícia


A inflação dos aluguéis acumulou 3,23% em 12 meses encerrados em março. A variação é do IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), que subiu 0,43% neste mês.

Sob responsabilidade do Ibre-FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), o indicador é o mais utilizado para os reajustes de locações imobiliárias. Portanto contratos que completam aniversário entre ontem e a próxima divulgação do IGP-M serão reajustados em 3,23% para pagamento da primeira parcela maior em maio.

Na ponta do lápis, se o inquilino paga R$ 1.200 de aluguel, o contrato faz aniversário no período correspondente ao IGP-M de março, a parcela de maio será de R$ 1.238.

O indicador é composto por três índices de inflação distintos. O principal é o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), que representa 60% do IGP-M e subiu 0,42% em março, contra taxa negativa de 0,26% na coleta de fevereiro. Outros 30% são compostos pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que subiu 0,48%, ante 0,27%. O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), que gera 10% do IGP-M, variou 0,37%, contra 0,42% de fevereiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;