Cultura & Lazer Titulo
Cartas de Greta Garbo são roubadas na Suécia
Da AFP
09/12/2005 | 11:34
Compartilhar notícia


Duas cartas e dois cartões postais escritos pela diva de Hollywood Greta Garbo nos anos 20 e 30 foram roubados do Arquivo Nacional da Suécia, anunciou o instituto nesta sexta-feira.

As cartas e cartões postais foram escritos a uma atriz que era amiga de Garbo em Estocolmo, Vera Schmiterloew, declarou à AFP o diretor das coleções pessoais do Arquivo Militar, Anders Degerstroem.

Os objetos eram conservados no departamento militar do Arquivo Nacional como parte da coleção da família Schmiterloew, que tem uma longa história militar na Suécia.

"Nós sabíamos que tínhamos as cartas em março de 2004 porque, nessa época, foram feitas cópias. Seu desaparecimento foi descoberto há aproximadamente um mês, quando o investigador quis vê-las", contou Degerstroem.

O roubo foi denunciado à polícia.

Degerstroem afirmou que se desconhecia o valor dos itens, mas destacou que uma carta que supostamente foi escrita por Garbo e que se revelou ser uma falsificação foi vendida no ano passado pelo leiloeiro sueco Bukowski por 15.000 kronor (R$4141,00).

Greta Garbo, que teria feito 100 anos neste ano se fosse viva, deixou a Suécia quando tinha 20 anos e foi morar nos Estados Unidos, onde fez sucesso em Hollywood e morreu em 1990.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;