Economia Titulo
Fiat começa a aplicar novo plano de reformas
Da AFP
02/07/2003 | 12:27
Compartilhar notícia


O maior grupo industrial italiano, a Fiat, começou nesta quarta-feira seu novo programa de reformas, com a venda da FiatAvio (aviões) e da injeção de capital através de importantes operações financeiras.

Após várias semanas de negociações, a venda da FiatAvio foi concluída definitivamente com o fundo de investimentos americano, The Carlyle Group, e o grupo de defesa e aeronáutica italiano, Finmeccanica.

Um acordo preliminar, firmado em abril, provocou críticas por parte dos parceiros europeus - a EADS e a Arianespace (12 países), que não apóiam a entrada do fundo americano na indústria que produz motores de propulsão para a aeronáutica.

A negociação, que envolveu 1,5 bilhão de euros, corresponde ao volume anual de negócios da FiatAvio, com a mais-valia de 700 milhões de euros e o cancelamento de uma dívida de US$ 1,4 bilhão.

Com esta operação, o grupo industrial italiano conclui seu programa de cessões, após a venda da Fidis Retail Italia (crédito para automóveis) e a negociação - ainda não finalizada - da empresa de seguros Toro com o grupo De Agostini.

No total, o grupo recuperará 7 bilhões de euros, ainda a somar os 1,8 bilhão de euros que a companhia vai recolher na bolsa.

A Fiat classificou, nesta quarta-feira, o programa como de aumento de capital, dizendo que oferecerá ações ao preço de 5 euros entre os dias 7 e 30 de julho.

O maior acionista da Fiat, o 'holding' IFIL da família Agnelli, anunciou que tomará parte da operação e prevê o aumento de sua participação na ordem de 502,2 milhões de euros.

As cessões e o aumento de capital servirão para alimentar financeiramente o plano para relançar o grupo, que foi apresentado na última semana pelo novo administrador, Giuseppe Morchio.

A estratégia de Morchio consiste na aposta no setor automotivo, mecânico e no lançamento de novos modelos, assim como o incremento de pesquisas e desenvolvimento.

Depois de uma perda recorde de 3.948 bilhões de euros em 2002, o grupo espera alcançar o equilíbrio em 2005/2006.

Contudo, o plano foi mal recebido na bolsa de valores e as ações da Fiat chegaram a perder 7% de seu valor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;