Setecidades Titulo
Dores musculares chegam com o frio
James Capelli
Do Diário do Grande ABC
26/06/2004 | 18:49
Compartilhar notícia


Para algumas pessoas, inverno é sinônimo de lareira, fondue, vinho, chocolate e montanhas. Para outras, é sinônimo de dor nas costas, torcicolo, dor lombar e sofrimento.

Pessoas sedentárias são as que mais sofrem. “Já os jogadores de futebol e os atletas profissionais não sentem essas dores, mas também ficam mais suscetíveis a contusões no inverno. No caso do futebol, que acompanho de perto, há um aumento de 30% nas lesões musculares”, afirma Rui de Oliveira, médico do time de futebol do Santo André e da Clínica Modelo, em São Bernardo, especializada em medicina esportiva.

As dores no frio acontecem porque os músculos têm uma contração maior para produzir calor. Se a pessoa é sedentária, sem alongamento e com músculos pouco desenvolvidos, “há acúmulo de ácido lático na musculatura e isso gera a dor”, explica o médico. Ele também afirma que as dores mais comuns são a lombalgia – dor lombar, as contraturas no meio das costas e os torcicolos.

É o caso de Cecília Braghetta Bertocco, 79 anos, moradora de São Bernardo. “Eu tenho todas as ites que existem. Artrite, reumatite. Tenho tudo quanto é tipo de dor e no inverno elas pioram”, afirma.

Outro foco de dor está nos atletas de fim de semana. “O pessoal passa a semana toda no sedentarismo, aí no sábado ou domingo vai jogar bola e não se aquece nem se alonga. Já começa a chutar umas bolas para o goleiro. É a situação ideal para uma contusão. Isso ocorre muito em tempo de frio.”

Musculatura lesionada é outra que sofre muito quando a temperatura cai. Serve quase como serviço meteorológico para detectar a chegada de frentes frias. “É o que acontece comigo”, afirma Cinthia Saques, 23 anos, professora de educação física e personal trainer, em São Bernardo. Ela tem uma contusão grave e sofre quando o tempo começa a mudar, antes mesmo de as pessoas sentirem que está esfriando. “É uma lesão no músculo adutor da coxa.”

O médico Rui de Oliveira explica que este tipo de dor ocorre porque as lesões muito grandes geram fibrose. “São áreas muito irrigadas por sangue, com o frio há vasoconstrição, falta oxigênio na região e o gás carbônico é altamente irritável para a terminação nervosa. Isso gera a dor.”

Caminho suave – Para não sofrer com essas dores musculares de inverno, a solução é manter uma prática esportiva constante. “No frio, as articulações e a musculatura sofrem demais. Alongamento e fortalecimento muscular são fundamentais”, diz Angélica Pinhata de Oliveira, professora de Educação Física, que trabalha na clínica Modelo, com Rui de Oliveira.

Mesmo quem está sofrendo de alguma dorzinha, se ainda não há lesão, pode se beneficiar dos exercícios. “Quando o incômodo é fruto de má postura e sedentarismo, a partir de dois meses de exercícios já há melhora”, afirma Angélica. O começo dos exercícios deve ser bem estudado. Não é aconselhável entrar numa academia e carregar nos pesos, sem cuidados especiais e muito alongamento, “O começo deve ser gradativo e equilibrado respeitando idade e tipo físico”, recomenda a professora.

Outro ponto importante destacado por Angélica é a freqüência da prática. “Não adianta abandonar depois de quatro meses. As dores irão voltar.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;