Setecidades Titulo Segurança
São Caetano irá instalar câmeras de segurança na divisa com a Capital

Com reabertura de CGE, Prefeitura estuda colocar equipamentos no início de 2018

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
13/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 Alvo de constantes ações de criminosos, incluindo arrastões à luz do dia, a divisa entre os municípios de São Caetano e São Paulo, em trecho que corresponde às avenidas Guido Aliberti e Almirante Delamare, terá a Segurança reforçada até o início do próximo ano.

Com a reabertura do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) – previsto para ocorrer ainda neste ano –, a administração municipal promete instalar câmeras de videomonitoramento em pontos vulneráveis da área que, em tempo real, serão responsáveis por promover maior interatividade nas ações de agentes da PM (Polícia Militar) e da GCM (Guarda Civil Municipal).

A proposta, articulada desde o início do ano, prevê que o monitoramento da divisa seja feito por meio de equipamentos da própria Prefeitura. “No momento está sendo feito estudo que será utilizado como base à abertura da licitação ainda neste ano. O processo será responsável por fazer a seleção da compra dos equipamentos”, explica a secretária de Segurança de São Caetano, Elaine Maria Biasoli.

Ainda sem valores definidos nem quantidade específica de câmeras a serem instaladas, o estudo prevê que as imagens poderão ser acessadas diretamente por equipes da GCM e da PM que, segundo a secretária, garantirá mais agilidade nas ações de prevenção e de combate ao crime, contribuindo nas investigações. “Atualmente, temos a nossa base da GCM na Guido Aliberti, mas é necessário reforçar esta ação. As operações que temos realizado já têm apresentado resultado com a queda na criminalidade. Com a reabertura do CGE iremos aprimorar este trabalho”, destaca.

Além disso, para maior efetividade das ações, está em discussão entre os governos de São Caetano e de São Paulo parceria no que diz respeito a monitoramento de áreas vulneráveis ao longo da Avenida Almirante Delamare, na Capital.

A ideia é que a Prefeitura de São Paulo dê atenção especial para a divisa por meio do projeto City Câmeras, lançado pelo prefeito João Doria (PSDB) nesta semana. Trata-se de plataforma de videomonitoramento de Segurança e de zeladoria que integra, além dos equipamentos da Capital, imagens de câmeras particulares que podem ser conectadas ao sistema. A ferramenta reforçaria a Segurança da área, possibilitando, dessa forma, práticas mais rápidas das polícias Militar e Civil. No entanto, não há prazos para se efetivar a medida.

Atualmente, embora a PM mantenha próximo à Avenida Almirante Delamare um batalhação da corporação, criminosos têm atuado com facilidade na importante ligação entre o Grande ABC e a Capital. “Somente passo por aqui (na avenida) em dias em que estou muito atrasado. Caso contrário, evito ao máximo. Todo dia tem crime aqui”, relata o vendedor Diogenes Duarte, 49 anos.

“À noite é impossível passar por aqui. A qualquer momento alguém pode te parar com uma arma na janela”. afirma o analista de mídia Jefferson de Souza Lins, 25.

 

Divisa é conhecida por constantes arrastões

 

Área conhecida pela violência, a divisa entre São Caetano e São Paulo, em especial no trecho que corresponde à Avenida Almirante Delamare, sofre com constantes arrastões. Em novembro do ano passado, a situação ganhou repercussão nacional após vídeo de ação criminosa viralizar na internet.

À época, homens encapuzados se aproveitaram de uma manifestação que bloqueava a pista da avenida no início da noite para promover arrastão na área. Cerca de 20 suspeitos participaram da ação, que durou cerca de dois minutos.

O crime foi filmado por moradores do Heliópolis, onde está a maior favela do Estado. Nas cenas registradas por câmeras, suspeitos praticavam com facilidade roubo a pertences dos motoristas que tentavam atravessar a área de divisa entre os dois municípios.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;