Economia Titulo
Bush quer criação da Alca até 2005
Do Diário OnLine
21/04/2001 | 16:00
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, George W.Bush, afirmou neste sábado, durante a abertura da primeira reunião plenária da Cúpula das Américas, que os acordos da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) não podem ser negociados depois de 2005. O encontro reúne líderes de 34 nações e acontece em Quebec, no Canadá.

Em seu discurso, Bush defendeu que temas ambientais e trabalhistas sejam incluídos nas negociações e destacou que eles não se tratam de protecionismo. Nesta sexta, também em discurso no evento, o presidente brasileiro, Fernando Henrique Cardoso, rejeitou qualquer tipo de protecionismo e citou os assuntos defendidos neste sábado pelo norte-americano. Os países subdesenvolvidos que negociam a Alca temem que a inclusão desses padrões seja utilizado de forma que lhes prejudiquem.

Bush disse também que, na próxima segunda-feira, quando já estiver retornado de Quebec, vai lutar para que a denominada “fast track” ou TPA (Trade Promotion Authority) seja aprovada pelo Congresso até o final do ano. A fast track consiste numa via rápida para as negociações comerciais. Ele destacou que esta conquista é uma das prioridades de seu governo.

A ausência da fast track é encarada pelos brasileiros como um impedimento para que os Estados Unidos coloquem suas melhores propostas para a Alca por não saber se elas poderão ser cumpridas.

Cooperação — George W. Bush, anunciou neste sábado três novos programas de cooperação com a América Latina. São eles: um intercâmbio de especialistas, um programa de prática de informática e centros para elevar a formação de professores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;