Setecidades Titulo
Alunos devem equilibrar lazer e estudo nas férias
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
15/07/2011 | 07:12
Compartilhar notícia


Thamires Ramos, 17 anos, e Gustavo de Souza Ramalho, 20, estão na temida fase de prestar vestibular: ela, pela primeira vez; ele, a terceira. Eles dedicam cerca de 15 horas por dia aos estudos. As férias escolares não abrandam a rotina, mas especialistas alertam: é importante reservar momentos para o lazer e a prática de atividades físicas, caso contrário, corre-se o risco de não conseguir ingressar em uma universidade.

Mas se estudam 15 horas por dia, podem não passar no vestibular? Isso mesmo. Especialista no Exame Nacional do Ensino Médio e colunista do Diário, Mateus Prado explicou que as provas, muitas vezes, são testes de resistência física. O Enem, por exemplo, é dividido em dois dias com, em média, quatro horas e meia de duração. "Se o aluno não tem preparo físico, não consegue terminar, é vencido pelo cansaço", destacou.

Prado indicou as férias de julho como o momento ideal para iniciar a prática de exercícios. "Uma hora de caminhada por dia ajuda muito. Um aluno que faz esse programa tem chances de acertar cinco perguntas a mais que um estudante sedentário", garantiu.

Porém, não adianta só fazer o que gosta e esquecer de estudar. É preciso, sim, colocar o pé no freio, mas parar totalmente não é indicado. "O correto é diminuir as horas em frente aos livros entre 40% e 50% nesse período, e intercalar o estudo com coisas que o jovem goste de fazer", indicou o coordenador de cursinho pré-vestibular de Santo André Clayton Ferreira de Figueiredo.

Prado concordou. "Não se pode deixar de estudar, pois neste ano o Enem será mais cedo, e ele seleciona para cerca de 100 mil vagas nas federais de todo País."

O especialista comparou a fase de vestibulares a uma maratona: o atleta não pode se matar de correr nos primeiros 100 metros, caso contrário, não consegue terminar a prova. "Se o aluno estuda demais nesse período, não tem fôlego para encarar a prova, que é o que importa de fato", disse. 

EQUILÍBRIO
O segredo é o equilíbrio, certo? Não é o que pensa Thamires. "Se estou assistindo televisão, logo penso que tem alguém estudando e que pode ficar com a minha vaga", comentou. Ela quer cursar Física na USP e desistiu até do namorado. "Não conseguia encontrá-lo porque estava sempre estudando", contou.

Já Gustavo dedica algumas horas por dia para as aulas de dança, sua paixão. "Ajuda a diminuir o estresse", aconselhou. Ele quer Arquitetura na USP. "Tive dificuldades porque estudei em escola pública e, quando comecei a fazer cursinho, tinha conteúdo que nunca tinha visto", afirmou.

Ambos não pretendem diminuir o ritmo de estudos. "Vou continuar assim até passar", garantiu Gustavo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;