Cultura & Lazer Titulo
Use uma webcam sem mistérios
Sérgio Vinícius
Do Diário do Grande ABC
12/02/2001 | 17:37
Compartilhar notícia


Com a promessa da popularização da banda larga no Brasil, as aplicações dos computadores serão multiplicadas, criando nova demanda para equipamentos que, para desempenhar suas funções, necessitam de conexões de alta velocidade. Dentro desse segmento, um dos itens que, acredita-se, deverá ser promovido ao primeiro escalão de periféricos são as câmeras digitais, que permitem videoconferências na Internet, conhecidas popularmente como Webcams. 

“Atualmente, a principal função das Webcams é realizar o serviço de videofone, com a transmissão de imagens e sons pela Internet, o que pode propiciar uma videoconferência”, explica Gustavo Moraes, gerente para o Brasil da Creative, empresa que fabrica o equipamento e que mantém sob sua asa, como marca registrada, o nome “WebCam”. “Nos últimos meses, foram lançados equipamentos que realizam também a função de máquina fotográfica digital.” 

Antes de pensar em adquirir uma Webcam, é indicado verificar o computador para constatar se a máquina possui a configuração mínima necessária para trabalhar com o periférico – que, diga-se de passagem, nem sempre é a que vem indicada no produto. “Normalmente, o fabricante indica 32 MB de memória RAM para utilizar as Webcams. Mas a memória deve ter, no mínimo, 64 MB”, explica Eduardo Oliveira, técnico da loja NetBox, de Santo André. 

Além disso, é importante a presença de uma porta USB na máquina para conectar a Webcam. “Quando surgiram, as Webcams eram conectadas pela porta paralela”, lembra Oliveira. “Mas como ela consome mais memória e, portanto, proporciona um desempenho apenas regular ao equipamento, aos poucos foi substituída pela porta USB”, explica. 

Os especialistas recomendam, como requisitos mínimos, placa de vídeo de 4 MB, placa de som e chip Pentium II de 233 MHz. O acesso à Web também é importante: de preferência é necessário possuir alguma conexão de alta velocidade, como cabo. “Com a conexão discada, de 56 Kbps, também pode-se obter bom rendimento com a Webcam, mas a velocidade fica reduzida a 15 quadros por segundo”, explica Moraes. “Em Internet de banda larga, esse número aumenta para 30 quadros por segundo. Em um filme comum, por exemplo, a velocidade das imagens é equivalente a 34 quadros por segundo.” 

Depois de checar o equipamento, basta escolher a câmera e seguir as instruções de instalação. Atualmente, as Webcams custam entre R$ 200, as mais simples, e R$ 500 – preço das câmeras de última geração, que permitem a edição de filmes e trazem sensores de presença que automaticamente ligam o equipamen-to. Algumas câmeras top de linha, como a Go Plus, lançada recentemente pela Creative, podem captar o áudio quando utilizadas na função de máquina fotográfica digital, inclusive desconectadas do computador. 

Embora existam diversos fabricantes de Webcams, os especialistas recomendam a opção por produtos tradicionais, de empresas de grande porte. Nesse caso, câmeras da Creative, Polycom e TCE são sempre bem vistas.

 Instalação – O kit de instalação das Webcams traz, entre diversos softwares como editores de imagem e vídeo, o MS NetMeeting. O programa é o responsável pela realização de videoconferências on-line.  

Durante sua instalação, o software da Microsoft requer simplesmente o nome e endereço eletrônico do usuário. Esses dados são remetidos a um servidor da MS e ficam armazenados em uma central que gerencia as conferências via Web. “As transferências de dados por meio das Webcams funcionam, basicamente, como o serviço de mensagens instantâneas ICQ”, explica Moraes. “Quando se está on-line, o usuário pode receber, desde que tenha autorizado, chamadas de diversos internautas pelo mundo.”

A interface do NetMeeting é simples. Ao iniciar a videoconferência, abrem-se no PC duas janelas, uma com a imagem de quem está do outro lado da linha e outra com a imagem gerada pelo próprio computador, para que o usuário saiba o que está transmitindo.

Ainda apostando no dueto banda larga/Webcam, alguns sites já começam a oferecer chats com o equipamento. Nesses casos, basta ao usuário configurar seu NetMeeting para entrar em contato com o site, clicar na sala e iniciar o bate-papo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;