Setecidades Titulo
Dona-de-casa realiza parto de vizinha em Santo André
João Guimarães
Especial para o Diário
09/01/2007 | 23:30
Compartilhar notícia


A dona-de-casa Delci Mara Dorizete Rosa viveu um dia de parteira, nesta terça-feira, em Santo André. Ela socorreu sua vizinha Grazieli Flores Lourenço, moradora do Jardim Irene 3, que esperava a chegada do atendimento municipal de emergência para o nascimento de seu terceiro filho.

Segundo a parteira de primeira viagem, sua amiga começou a sentir dores e contrações na segunda-feira. “Ela foi ao posto de saúde à noite, mas o médico de plantão não quis interná-la. Disse que ainda não era hora”, explica.

A conseqüência foi rápida. Grazieli entrou em trabalho de parto por volta das 10h30. Delci Mara afirmou ter utilizado uma pequena tesoura para cortar o cordão umbilical da criança. “Foi sangue pra todo lado”, conta.

A Ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) demorou mais de uma hora para chegar. De acordo com vizinhos, o serviço médico atendeu mãe e filha somente às 11h45.

A criança nasceu com 3,3kg e recebeu o nome de Paola. Depois do susto, ela e Grazieli foram encaminhadas para o Centro Hospitalar de Santo André e passam bem.

Perda - A principal responsável pela vinda de Paola ao mundo perdeu seu filho há cerca de 4 meses. O pequeno João Pedro precisava de um transplante duplo, de coração e pulmão.

Ele fazia tratamento com com medicamentos vasodilatadores que compensavam, de forma precária, a deficiência cardíaca. De acordo com Delci, o menino se desenvolveu corretamente. “Ele ganhou peso e conseguiu andar e falar direitinho”, diz.

Apesar disso, não resistiu à uma cirurgia de reforço para o funcionamento de seu coração e faleceu em setembro passado, com dois anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;