Palavra do Leitor Titulo Artigo
195 anos de maçonaria no Brasil
Do Diário do Grande ABC
19/06/2017 | 09:51
Compartilhar notícia


Artigo

Com a fundação do Grande Oriente do Brasil em 17 de junho de 1822, a maçonaria brasileira se aproxima de seus 195 anos. Mesmo com esses dois séculos de existência, ela ainda luta contra a desinformação: visão incorreta de que a maçonaria seria algum tipo de seita mística, religião ou mesmo parte de plano de dominação mundial.

Nenhuma dessas conjecturas está além da fantasia distante da realidade. São mitos construídos durante séculos e alimentados pelo preconceito irracional. É daí que surgiu e se perpetrou o estigma de sociedade secreta, também irreal.

Talvez nenhuma outra organização tenha sido tão mal compreendida quanto a maçonaria, que foi alvo de campanhas difamatórias durante séculos. Nossos antecessores entenderam que não adiantaria defender publicamente a ordem dessas críticas, porque o entendimento das massas estava entorpecido pela propaganda ideológica contra a Ordem Maçônica.

O objetivo maior da maçonaria é ser escola de vida para aqueles interessados em fazer mundo melhor. As reuniões realizadas nos templos maçônicos não são cultos, mas encontros em que são discutidos temas variados, de filosofia à história e assuntos contemporâneos.

Ela é apenas uma sociedade discreta, não religião, que congrega nas lojas maçônicas pessoas de diferentes credos em ambiente de harmonia. Temos reuniões realizadas tranquilamente com irmãos muçulmanos, judeus, neopentecostais, católicos e espíritas. Em suma, homens de boa vontade, movidos pelo máximo ideal de servir e construir sociedade mais saudável e mundo melhor.

Foi nesse ambiente que fatos marcantes da história do Brasil ocorreram: como o movimento de maçons brasileiros que, liderados por Gonçalves Ledo e José Bonifácio de Andrade e Silva, culminou na proclamação da independência do Brasil.

A Ordem Maçônica também esteve presente na proclamação da República, na abolição da escravatura e na redemocratização do País, entre outros eventos. Hoje não é diferente – atua em meio ao cenário de crise política alinhada com outras organizações da sociedade civil por uma renovação nacional. Seja no passado ou hoje, as conquistas da ordem foram todas fruto de seu verdadeiro e mais precioso bem: os maçons. São esses construtores que antes erguiam catedrais e monumentos, mas que atualmente edificam obras de transformação social, que lutam diariamente pela melhora da humanidade – e continuarão lutando pelos séculos que virão.

Benedito Marques Ballouk Filho é advogado e grão-mestre estadual do Gosp (Grande Oriente de São Paulo).

Palavra do leitor

Agradecimento
Passei por artroplastia total de quadril (colocação de prótese) no Hospital Brasil, em Santo André, em fevereiro e agradeço, por meio desta valiosa Palavra do Leitor, primeiro a Deus, por ter capacitado doutor Vagner Pehrsson, extraordinário ortopedista e traumatologista, profissional sério, muito dedicado à sua profissão e ser humano bastante atencioso antes, durante e depois da minha bem-sucedida cirurgia. Agradeço também à equipe de auxiliares e todos os profissionais desse destacado hospital da nossa região, comprometidos e prontos para dar o melhor de si em prol dos pacientes. Encontro-me em fase final de recuperação e muito feliz com os resultados. Peço a Deus que ilumine e abençoe todos os profissionais de Saúde, tão importantes para o bem-estar da sociedade.
Mauri Fontes
Santo André

Esclareça-nos!
Não posso defender nem condenar o presidente Michel Temer porque não tenho comprovações legais e técnicas para isso. Porém, despertou-me muita curiosidade o ataque dos irmãos Batista donos da JBS ao atual presidente! Afinal, em que governo a JBS conseguiu os bilhões arrancados do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimeto Econômico e Social), que fizeram essa empresa crescer vertiginosamente à custa dos contribuintes? Isso o STF precisa esclarecer ao povo brasileiro. É sua missão.
Benone Augusto de Paiva
Capital

Promiscuidade
Causa estranheza a permanência dos tucaninhos no colo do investigado presidente Temer. Ora, se foi esse mesmo partido (PSDB) que entrou com pedido de cassação da chapa Dilma-Temer, agora mudou de ideia? Ou o esquema era outro e o bolo não dava para dividir por três? O presidente viaja no avião do delator, não paga nada, acha que somos tolos e, para fugir da responsabilidade e tentar ganhar tempo antes de dormir na Papuda, vai viajar para a Rússia (Política, dia 17). Vergonhoso também é ver o PSDB manter quatro ministérios e resguardar o foro privilegiado para alguns de seus ilustres quadros investigados. Mas o conluio desses políticos escroques, mentecaptos, promíscuos e inescrupulosos serve de exemplo para que, nas próximas eleições, o eleitor pesquise seus antecedentes criminais e eleitorais. E, mais que isso, busque na internet e veja ao lado de quem seu candidato está em fotos antigas, pois, como prega um ditado popular, ‘diga com quem andas que direi quem tu és’.
Ailton Gomes
Ribeirão Pires

Gleisi
Ao ser entrevistada por este Diário (Política, dia 12), a senadora Gleisi Hoffmann, atual presidente do PT, disse que é perseguida pela Lava Jato e que Lula também é, ou seja, é o partido com maior número de anjos e santos do Brasil. Ao se referir ao Grande ABC e à surra que a legenda levou nas urnas, afirmou que isso aconteceu porque o povo daqui esqueceu o que o PT fez pela região e que as outras siglas não fizeram, ou seja, antes do PT o Grande ABC não existia. Acontece, senadora, que nós, de Santo André, não esquecemos, tanto é que seu candidato levou 200 mil votos de diferença na eleição. Venha até a cidade ver o que o seu partido fez, graças a prefeitos e vereadores omissos e coniventes, que entregaram o município a forasteiros, cujo resultado todos nós lembramos. Destruíram Santo André moral, econômica, financeira e politicamente. Venha conferir os bilhões gastos em água desperdiçada, a fortuna devida em precatórios, dívidas e mais dívidas. Senadora, agora sei por que tem narizinho arrebitado: a modéstia e a humildade não fazem parte do seu vocabulário.
Paride Pellicciotta
Santo André

Poeta
‘Quem não está preso está no Palácio do Planalto’ (Política, ontem). Essa frase lapidar é de autoria de Joesley Batista, o carrasco de Temer. Ninguém diria melhor!
Sara May
Capital

Custo
Conforme a PF (Polícia Federal), o Brasil perdeu R$ 123 bilhões em corrupção. Pouco menos do que será o deficit que o País enfrentará em 2017. Quer dizer que enquanto os bolsos de políticos corruptos estão cheios, para salvar o País a equipe econômica já acena com aumento de impostos? Com que cara de pau recorrerão ao povo, que já paga 40% de impostos, sendo que até agora nenhum corrupto está preso nem devolveu aos cofres públicos o resultado do seu delito? Como acreditar que nossas instituições estão funcionando se enquanto alguns assaltam os cofres públicos de cá, ninguém é punido de lá?
Beatriz Campos
Capital

De olho!
Sobre a criação da ‘secretaria da exclusão social’ em Santo André digo que há total falta de respeito aos idosos, que são os que mais consomem medicamentos e os que mais usam o serviço das farmácias populares. A diminuição de 30% dos medicamentos comprados é outro acinte. Se querem economizar, diminuam as mordomias dos políticos, eliminem cargos comissionados desnecessários, parem de fazer jornalzinho jogando confete em cima deste governo. E quanto ao Centro Dia do Idoso, será que os idosos de nossa cidade não têm o direito de ter lugar para si. Para quem não sabe, funciona como espécie de ‘creche do idoso’, onde os responsáveis pelos mesmos podem deixar seus entes queridos enquanto exercem suas ocupações. É assim que o prefeito quer governar a cidade? Vai ser mais um de um mandato só. Prefeito, estamos de olho no seu governo.
José Cláudio Fernandes
Santo André 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;