Esportes Titulo
Farah e Teixeira também estão sob suspeita da PF
Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
20/02/2003 | 23:35
Compartilhar notícia


A PF (Polícia Federal) investiga uma possível conexão entre os presidentes da FMF (Federação Mineira de Futebol), Elmer Guilherme Ferreira – já afastado –, da FPF (Federação Paulista de Futebol), Eduardo José Farah, e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira. Desde maio do ano passado, a Superintendência da PF em Minas apura supostos crimes, como sonegação fiscal, evasão de divisas e prevaricação, atribuídos a Elmer Guilherme à frente da FMF. O delegado Paulo Machado, que preside o inquérito, disse que os dirigentes devem ser indiciados na chamada “Lei do Colarinho Branco” (7492/86), que define crimes contra o sistema financeiro nacional.

O artigo 16 estabelece como crime “fazer operar uma instituição financeira, sem a devida autorização ou com autorização obtida mediante declaração falsa, inclusive de distribuição de valores mobiliários ou de câmbio”. A penalidade prevista é prisão de um a quatro anos e multa. O delegado apura a existência de uma “triangulação” entre os dirigentes em um empréstimo da FPF à FMF, de aproximadamente R$ 1,5 milhão. O prédio da Federação de Minas teria sido dado como garantia de débito, posteriormente quitado pela CBF.

O advogado Antônio Francisco Patente disse nesta quinta que Elmer Guilherme já declarou, em depoimentos às CPIs da Câmara e do Senado, que o empréstimo liberado pela FPF era para cobrir prejuízos na Copa Centenário, em 1997. “Os três agiram num triângulo. Houve captação, intermediação e cobrança de juros”, disse o delegado, que ainda investiga a participação do trio em uma provável remessa ilegal de divisas para o exterior. Machado aguarda os laudos periciais. Em 50 dias, pode optar ou não pelo indiciamento. Já Patente disse que Teixeira e Farah prestaram depoimentos por meio de carta precatória. Na próxima semana, o advogado impetra um recurso contra o afastamento dos dirigentes. Ele só aguarda o rito processual para pedir a revisão do seqüestro dos bens dos acusados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;