Política Titulo
Auricchio invade ninho de tucanos no Grande ABC
Mark Ribeiro< br> Do Diário do Grande ABC
20/07/2010 | 08:43
Compartilhar notícia


Apesar de não ter asas nem bico comprido, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), é o principal coordenador da campanha dos candidatos tucanos José Serra (Presidência) e Geraldo Alckmin (governo de São Paulo) no Grande ABC. O petebista deixou para trás os dois principais líderes do PSDB na região: o prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Kiko Teixeira, e o ex-chefe do Executivo de São Bernardo William Dib.

O relacionamento de Auricchio com os ex-governadores transcende o cenário político. Desde que assumiu a Prefeitura, em 2005, o petebista aos poucos foi conquistando a confiança e a simpatia de Alckmin e de Serra. Ao lado do presidenciável, aliás, acompanhou partidas do Palmeiras (time do coração de ambos) direto dos camarotes do Parque Antártica - Serra visitou a Festa Italiana de São Caetano atendendo a convite do amigo.

Por considerar soar arrogante, Auricchio evitou comentar seu comando na coordenação das campanhas. "Meu papel é contribuir", limitou-se a dizer. E a contribuição tem sido dada de forma efetiva.

Auricchio regeu a primeira reunião para definir as estratégias de campanha dos aliados, realizada semana passada no escritório do PSDB na Capital. Além de Kiko e Dib, outros nomes importantes da região participaram do encontro, como os deputados estaduais Orlando Morando, José Augusto (ambos do PSDB) e Vanessa Damo (PMDB), além do ex-prefeito de Mauá Leonel Damo (sem partido).

O petebista, porém, foi o único político do Grande ABC a participar de reunião prévia (que definiu a pauta) com Alckmin e o coordenador de campanha do tucano, o deputado estadual Sidney Beraldo.

Em meados de junho, ainda durante a pré-campanha, Alckmin visitou a região da Alta Paulista acompanhado pelos candidatos ao Senado Aloysio Nunes (PSDB) e Orestes Quércia (PMDB). Além dos candidatos, só Beraldo e Auricchio.

"Nossas campanhas majoritárias precisam de coordenador regional. Como sou candidato (a deputado federal), meu papel é restrito", admite Dib. Coordenador dos tucanos em 2006, Kiko descarta mal-estar pela vaga ter sido ocupada por um petebista. "Vaidade é um comportamento pequeno que não pode existir. Estou à disposição do partido. Se amanhã tiver de distribuir panfleto no trem, eu vou."

PARCERIA - A afinidade de Auricchio com os discursos dos tucanos resultou em grandes parcerias entre o governo do Estado e as prefeituras de São Caetano e São Paulo (quando Alckmin era governador e Serra prefeito da Capital). A principal delas foi a construção de piscinão na Avenida Guido Aliberti, na divisa entre os municípios, em 2005.

No mesmo ano o trio viabilizou obra para reerguer acesso popularmente conhecido como Ponte Preta, que ligava as duas cidades e que havia desabado em 2002. Após inaugurada, a obra curiosamente foi batizada por Serra de Ponte da Amizade.
Em seu primeiro mandato Auricchio recusou convite para ingressar no PSDB.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;