Cultura & Lazer Titulo
Gil, fã de Marley, no palco
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
29/05/2002 | 20:48
Compartilhar notícia


Se depender de Gilberto Gil, o feriado prolongado em São Paulo ficará bem distante do tédio. É que nesta quinta ele estréia, no DirecTV Music Hall, às 21h30, a nova turnê baseada no recém-lançado álbum Kaya n’Gan Daya. O CD em questão é aquele tão aguardado trabalho em que o baiano reúne pérolas do repertório de Bob Marley. A temporada de Gil na casa continua até 9 de junho, com ingressos de R$ 25 a R$ 80.

O show terá o mesmo formato do exibido no DVD Kaya n’Gan Daya que, coincidentemente, foi gravado no mesmo local, sob direção de Lula Buarque de Hollanda. O cenário, multicolorido, é cheio de referências à Jamaica, país onde esteve Gilberto Gil para gravar o disco, no ano passado.

O repertório, obviamente, contará com quase todas as faixas do disco novo. Se Gil seguir o mesmo roteiro de sua estréia no Rio, na semana passada, serão exibidas Time Will Tell, Buffalo Soldier e Waiting in Vain, além da faixa-título, que ganhou letra em português.

Do álbum, ele ainda poderá pinçar outras pérolas, como Could You Be Loved, One Drop, Three Little Birds e Positive Vibration. O show contará com a participação mais que especial das backing vocals Nara Gil, Juju Gomes e Angela Lopo, que assumem com louvor o posto deixado pelas I-Three (as três vocalistas que acompanhavam Marley e que fizeram participações no CD de Gil).

Apesar de Gil anunciar que praticamente não mexeu nos arranjos originais do The Wailers (banda de Bob Marley), o que se verá nos dois próximos fins de semana não será um simples show cover. Faixa a faixa, frase a frase, Gil imprime sua personalidade e confere um sabor brasileiro à obra.

Como a sobrepor seus dois grandes ídolos – Marley e Luiz Gonzaga – Gil acrescenta uma sanfona aqui, uma levada de baião ali, e o repertório de Kaya n’Gan Daya se torna uma verdadeira ponte cultural entre Brasil e Jamaica.

E, apesar do CD novo ser a base do espetáculo, é possível que o cantor baiano também leve ao palco outras músicas como Extra, de seu próprio repertório; Alagados, dos Paralamas do Sucesso; e o forró Esperando na Janela, de Targino Gondim.

Em cena, estarão alguns dos mais respeitados músicos da atualidade, como o baixista Arthur Maia e o saxofonista Carlos Malta. Completam o time Claudio Andrade (percussão), Gustavo de Dalva e Leonardo Reis (percussão), Jorginho Gomes (bateria), Sérgio Chiavazzoli (guitarra) e Cícero Assis (acordeom).

Depois da temporada paulista, Gilberto Gil seguirá para Belo Horizonte, Goiás e Distrito Federal. Dali parte para uma série de shows na Itália, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Holanda, Líbano, França e Luxemburgo. Essa agenda prosseguirá até 8 de agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;