Setecidades Titulo
Esgoto corre por rua de São Bernardo
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
04/03/2010 | 07:56
Compartilhar notícia
Caio Arruda/DGABC


Os moradores da Rua Everton Marciano da Costa, no bairro Monte Sião 2, em São Bernardo, convivem com o mau cheiro, detritos e dejetos boiando na água barrenta que atualmente corre pela via.

Líder comunitário do bairro, o comerciante Aílton Oliveira Santos, 40 anos, diz que o problema começou há um mês, por conta de chuvas que arrancaram a tampa de um bueiro, deixando o esgoto a céu aberto. "As enxurradas acabaram levando a tampa, e agora temos que viver com essa situação", explica Santos, que protocolou reclamação na Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) dia 4.

"Quando chamei pela primeira vez, eles vieram ao local e introduziram uma mangueira para tentar solucionar. Mas disseram que só uma máquina arrumaria o problema. Estamos esperando", diz o comerciante, contando que entrou em contato pelo menos cinco vezes com a companhia.

Questionada sobre o problema, a Sabesp informou em nota que "o serviço de desobstrução da rede coletora será executado amanhã (hoje)".

Os moradores contam que veem crianças brincando na água de esgoto. Além disso, quando chega o fim do dia, por volta das 18h, eles precisam fechar as portas e janelas, instalando panos para que ratos e baratas não invadam as residências.

"Se não fizermos isso, os bichos acabam entrando mesmo. Em dias de calor, a situação é pior ainda", explica a vendedora de sorvetes Maria da Conceição Souza, 46.

A comerciante Maria José da Silva Rocha, 41, não tem ideia do prejuízo em seu mercado. "Parei de fazer os lanches que vendia. O movimento caiu muito. As pessoas do outro bairro não atravessam mais por conta dessa água suja", explica Maria, contando que agora só mantém os clientes fiéis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;