Economia Titulo
Início de ano chega com contas extras
Vivian Costa
Do Diário do Grande ABC
29/12/2008 | 07:38
Compartilhar notícia


Depois de mergulhar na farra de consumo do Natal, as pessoas precisam voltar à realidade. Com o começo do ano, vem junto uma enxurrada de contas extras como IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), matrículas escolares, material escolar, além dos gastos de férias para somar com as faturas das compras de Natal.

A lista é grande e por isso aumentam as chances de endividamento. Para Eduardo Becker, professor de Economia da Esag (Escola Superior de Administração e Gestão de Santo André), as pessoas devem se conscientizar de que é preciso olhar a longo prazo. "O ideal é que os consumidores estimem seus gastos como cheque especial, cartão de crédito e reservem uma parte do 13º salário", diz.

O professor de Economia da Universidade Metodista de São Paulo Sandro Makio também concorda que as pessoas precisam se planejar para saldar todas as dívidas do começo do ano. "É preciso economizar já no inicio do segundo semestre. Uma dica é comprar os presentes de Natal durante os meses que antecedem dezembro. Assim quando o mês chegar, os gastos já aconteceram", diz.

Outra maneira que ajuda a pagar as dívidas sem aperto é o não parcelamento das compras realizadas no final do ano. Maskio ainda lembra que é no começo do ano que as pessoas acertam as contas com o Leão quando devem realizar a declaração de Imposto de Renda.

Contas - O IPVA é uma das preocupações no começo do ano. O tributo é obrigatório para todos os proprietários de veículos. Por ser um imposto estadual, o valor a ser pago pode variar sobre o preço do carro. Alguns Estados oferecem descontos para o motorista que efetue o pagamento à vista.

Quem tem débitos de IPVA até 31 de dezembro de 2006 também vai ter a oportunidade de regularizar sua situação fiscal e somar mais uma conta no montante.

Foi publicado recentemente no Diário Oficial a regulamentação do Programa de Parcelamento de Débitos do Imposto sobre a PPD-IPVA (Propriedade de Veículos Automotores em São Paulo), que permitirá o pagamento dos valores devidos em uma única parcela com redução de 75% da multa e de 60% dos juros (veja matéria abaixo).

Outro tributo que abala o bolso dos contribuintes é o IPTU. Assim como o IPVA, o valor depende da cidade onde o imóvel está localizado e é calculado sobre o valor da propriedade.

As famílias que têm filhos na escola também têm que se preocupar com a matrícula e a compra de material escolar para o ano letivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;