Esportes Titulo Ademir Auada
Veterano da região encara Maratona de Atenas
Thiago Bassan
Do Diário do Grande ABC
07/11/2011 | 07:30
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Contrariando os que acreditam que pessoas com idade avançada não podem competir em modalidades esportivas, o andreense Ademir Auada, 64 anos, supera seus próprios limites e confirmou participação na Maratona de Atenas, na Grécia, marcada para domingo.

Auada viaja à capital grega amanhã e retorna a Santo André no dia 15. Seu roteiro na cidade está definido. O atleta descansará na quarta, visita a feira local de esportes na quinta, retira seu kit para a competição na sexta e, por fim, no sábado, realiza caminhada leve.

"Será a terceira maratona que vou correr neste ano, após disputar em Paris (França) e Londres (Inglaterra). A 13ª da minha vida. Tenho expectativa de fazer boa prova em Atenas. Estou bem preparado. Minha única preocupação é com a situação da Grécia, que passa por graves problemas políticos, econômicos, greves e manifestações. Mas acho que isso não deve interferir na prova", destacou ele.

Apaixonado por corridas, Auada revelou sua preparação, que começou meses antes da disputa. Precavido em relação à saúde, ele costuma passar periodicamente por consultas com cardiologistas, pneumologistas e ortopedistas. "Tenho programação específica para as corridas. Trabalho normalmente 11 horas por dia como consultor internacional. Durante as semanas que antecedem as provas, faço corridas rápidas em dois ou três dias para ganhar volume. E, a cada seis ou oito meses, realizo testes ergonométricos."

Profundo conhecedor sobre maratonas, Auada explicou em detalhes como obter bons resultados em disputas deste tipo. "Vai ser a primeira vez que corro no circuito grego. A prova começa na cidade de Maratona e será encerrada no Estádio Olímpico. Serão 20 quilômetros de subida. Para vencer maratona, tem de ser insistente e não desistir. Maratona é outro mundo. Precisa ter bastante volume porque são provas de 42 quilômetros. Tenho consiência de que não será fácil, mas gosto de desafios", finalizou o veterano atleta.

 

Andreense dá dicas para envelhecer bem e com saúde

Se a força de vontade e o empenho de Ademir Auada servem como espelho para quem deseja envelhecer com saúde e em condições de praticar alguma modalidade esportiva, o atleta explica como devem agir aqueles que sonham com vida saudável na terceira idade.

"Se alguém quer correr depois de uma certa idade, é essencial não fumar. Beber até pode, mas socialmente, de vez em quando. Alimentação é outro aspecto que requer atenção. A pessoa pode comer pouca gordura e ingerir alimentos mais nutritivos", destacou ele.

Outra recomendação de Auada é em relação à escolha do esporte a ser praticado.

"Para vencer, você precisa ter boa frequência no esporte em que pratica. Treinar sempre que possível. Precisa ter bastante vontade e gostar daquilo que faz", destaca Auada.

O atleta também não deixou de falar sobre os cuidados médicos antes de disputar uma prova. "Consultar um médico é essencial. Eles têm conhecimento e podem afirmar se a pessoa é apta ou não para encarar uma corrida. Quando os médicos veem que uma pessoa tem frequência baixa da prática de atividades físicas, pedem para ela correr, porque traz inúmeros benefícios à saúde", comentou.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;