Setecidades Titulo
Alunos de Veterinária da UniABC fazem protesto
Valéria Cabrera
Da Redaçao
28/08/2000 | 19:04
Compartilhar notícia


Estudantes do curso de Medicina Veterinária da UniABC (Universidade do Grande ABC), em Santo André, fizeram um protesto nesta segunda-feira na porta da reitoria contra o atraso nas obras do Hospital Veterinário da instituiçao. De acordo com os organizadores do ato, os estudantes, principalmente os que cursam entre o 5º e 7º semestre, sao prejudicados porque nao estao tendo as aulas práticas que deveriam ser ministradas no hospital. Uma placa em frente ao futuro Hospital Veterinário da UniABC informa que ele deveria iniciar atividades em julho deste ano.

O curso de Medicina Veterinária da UniABC foi implementado no segundo semestre de 1997 e ainda nao está aprovado pelo MEC (Ministério da Educaçao). A primeira turma está no 7º semestre, de um total de dez (cinco anos). Segundo os estudantes, as aulas práticas no hospital deveriam ser dadas a partir do 5º semestre.

Eles citaram como exemplo aulas de radiografia e ultra-sonografia, ministradas no 5º semestre. Os estudantes que já fizeram as aulas teóricas afirmam que nao sabem ler um Raio X, por exemplo, nem manusear as máquinas usadas para os exames.

A professora Vera Lúcia Maluly, pró-reitora administrativa da universidade, disse que até a próxima segunda-feira pretende apresentar um cronograma aos estudantes. Uma reuniao de diretoria estava acontecendo no final da tarde de ontem. Uma das primeiras providências, segundo ela, será aumentar o número de funcionários na obra, para que a construçao seja concluída o mais rápido possível.

Os funcionários necessários para o início de atividades do hospital já estao sendo contratados, de acordo com a professora. "Também estamos revendo a questao da compra dos equipamentos, de forma a agilizar a chegada dos que sao mais necessários para o uso dos estudantes", afirmou.

A pró-reitora administrativa disse ainda que o pedido de alvará de funcionamento do hospital, necessário para que os professores e alunos atendam a populaçao, já foi encaminhado, mas que só será emitido após o término da obra.

Apesar das medidas para agilizar a abertura do hospital, ainda nao há previsao para sua inauguraçao, de acordo com Vera Lúcia. "Sempre há um imprevisto e nao posso, por enquanto, dar prazos", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;