Setecidades Titulo
Modernidade valoriza museu Paranapiacaba
Da Redaçao
13/11/1999 | 18:31
Compartilhar notícia


A outra vedete da UniABC na Bienal de Arquitetura, que começa no próximo sábado no Pavilhao da Bienal, em Sao Paulo, será um projeto para a construçao de um complexo cultural em Paranapiacaba. O desafio envolve inserir na Vila tombada como patrimônio histórico prédios modernos sem descaracterizá-la.

Equipes de todo o país estao formulando projetos integrando centro cultural, museu e biblioteca para um concurso promovido pela Bienal. Partindo do princípio de que Paranapiacaba é um museu a céu aberto, os alunos e professores fizeram um prédio para abrigar um centro de referência e uma biblioteca. A porta de entrada, porém, é uma estaçao ferroviária de vidro - para nao impedir a visao da Vila - e aço unida por passarelas aos novos prédios.

Professora de Desenho Urbano da universidade e colunista do Diário, a arquiteta Silvia Helena Passarelli explica que, apesar de Paranapiacaba ser um museu a céu aberto, as intervençoes poderiam ser executadas. "Tombar nao é congelar e nao é desapropriar: tombar é dizer que um bem é importante."

"O patrimônio só tem sentido mantendo-se útil." Mesmo que seu uso se modifique com o tempo. E o projeto dos alunos, segundo Silvia, valoriza sem esconder.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;