Setecidades Titulo Social
S.Bernardo aumenta abordagens nas ruas

Durante as noites frias, Prefeitura vai realizar
operação para evitar risco de morte de moradores

Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
02/06/2017 | 07:07
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Com o início das baixas temperaturas (a previsão é que hoje seja o dia mais frio do ano), a Prefeitura de São Bernardo intensificará a abordagem a moradores de rua por meio da operação Cobertor Que Salva. O objetivo é evitar a morte por hipotermia dos sem-teto, atualmente estimada em 496 pessoas na cidade. Além da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, a força-tarefa vai contar com apoio dos agentes da Secretaria de Serviços Urbanos e Saúde, GCM (Guarda Civil Municipal), Fundação Criança e o Fundo Social de Solidariedade. Serão cerca de 30 funcionários atuando todas as noites.

A acolhida da população será em albergue que mantém 170 vagas. Desde o início do ano, a Pasta realizou 492 abordagens, sendo que 230 resultaram em atendimentos. “Você dá acolhida a esse morador, faz a medicação se necessário, orientação e não permite que ele fique na rua. Esse trabalho já é feito, mas vamos intensificá-lo. A operação foi lançada hoje (ontem) e não tem prazo porque enquanto existir risco de temperaturas baixas, será mantida. A despesa do município ficará nos encargos de hora extra, que, apesar do contingenciamento, pagaremos neste caso porque estamos lidando com vidas. E não há nada que possa substituir isso”, disse o prefeito Orlando Morando (PSDB).

Apesar de se basear no mapeamento da Pasta, que inclui pontos como o Largo do Rudge Ramos e as proximidades do Terminal Ferrazópolis, a população pode ajudar pelo número 153. A ação foi lançada pela Prefeitura um dia após abertura da Campanha do Agasalho de 2017, encabeçada pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carla Morando. A meta é arrecadar 50 mil peças, as quais serão distribuídas entre famílias cadastradas na rede de assistência social, além dos abrigos.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;