Esportes Titulo
São Bernardo conquista Jogos Regionais após jejum de 38 anos
Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
29/07/2011 | 07:32
Compartilhar notícia


O Grande ABC aproveitou bem os Jogos Regionais em Santo André e mostrou domínio absoluto. São Bernardo venceu a Primeira Divisão após 38 anos de jejum, quebrando hegemonia de São Caetano, terceiro colocado, que havia conquistado as últimas 12 edições. Santos foi o vice-campeão. Já na Segundona, Ribeirão Pires sobrou, ficou com a primeira posição e, de quebra, com vaga na elite em 2012.

Foram 38 anos de espera até que São Bernardo pudesse soltar o grito de campeão nos Regionais. Ontem, a cidade confirmou o favoritismo no handebol e com ouros na bocha e na damas superou Santos assumindo a primeira colocação e garantindo matematicamente o título com um dia de antecedência.

A conquista só foi confirmado após os confrontos diretos programados para ontem. Pela manhã, no vôlei de praia masculino e feminino, uma vitória para cada lado aumentou a apreensão. Entretanto, no começo da tarde chegou a boa notícia: São Bernardo havia garantido o título na dama e abriu vantagem sobre o concorrente. Depois, os dois ouros no handebol (masculino e feminino) e a vitória na bocha ratificaram a conquista são-bernardense. Nem mesmo a vitória na semifinal do futebol feminino (3 a 0) manteve Santos na luta pelo título.

Com o título assegurado, o secretário de Esportes de São Bernardo, José Luiz Ferrarezi, comemorou. "Não esperávamos por essa conquista agora. Trabalhávamos de forma interna com a hipótese de vencer os Jogos Regionais em 2012, mas tivemos essa grata surpresa. É o resultado da soma entre a competência da equipe de apoio com o esforço dos atletas que vestiram literalmente a camisa e representaram dignamente São Bernardo."

Com o resultado, a cidade do Grande ABC conquistou também o direito de disputar os Jogos Abertos do Interior, no início de novembro, em Mogi das Cruzes. São Caetano e Santos, atuais campeão e vice da competição, além de Santo André, vitorioso na Segunda Divisão do ano passado, também estão garantidos.

Hoje, no último dia de competições, São Bernardo somará mais pontos. No basquete feminino, a equipe pega Santo André na decisão da medalha de ouro, às 12h, no Ginásio Pedro Dell'Antonia. Logo após à partida ocorre a cerimônia de encerramento. Na mesma modalidade, mas entre os homens, a cidade terá pela frente Osasco, às 9h, no mesmo local e deve confirmar a terceira posição. A última medalha será disputada no futebol feminino, quando São Bernardo decide o terceiro lugar contra São Caetano, às 9h, no campo da Cidade dos Meninos.

SEGUNDONA

O secretário de Esportes de Ribeirão Pires, Guto Volpi, que evitava comemorar o título antecipadamente, ontem extravassou. "A meta agora é trabalhar para em três ou quatro anos consigamos ser campeões da Primeira Divisão dos Jogos Regionais. Fiquei feliz com os resultados expressivos que conseguimos, principalmente nas lutas como karatê, taekwondo e judô", declarou.

Santos leva a melhor na semifinal do futebol feminino

No gramado da Cidade dos Meninos, quem deu a bola ontem foram as mulheres. Santos e São Bernardo entraram em campo na luta por vaga na final da competição nos Jogos Regionais. Melhor para as Sereiais da Vila, que mesmo desfalcadas das jogadoras que estavam com a Seleção Brasileira no Mundial, venceu por 3 a 0 e hoje, às 10h, decidem o título contra Taboão da Serra. Para as Tigresas, sobraram a luta pelo bronze contra São Caetano, na preliminar.

Apesar do resultado elástico, o primeiro tempo foi bastante disputado. Claramente em busca do empate, São Bernardo congestionou o meio-campo. A tática estava dando certo, até que a volante Cristiane fez gol contra e abriu o placar para Santos. Na segunda etapa, Paula e Karen definiram a vitória.

Apesar da derrota, Luiz Carlos Campiotto, supervisor de São Bernardo, comemorou. "Nossa equipe é formada praticamente por jogadoras da comunidade. É um projeto social que fazemos e chegar à semifinal foi um prêmio. Contra Santos sabíamos que não dava, mas fizemos bom papel", ressaltou o dirigente.

Ciente da briga entre as delegações pelo título geral dos Jogos Regionais, Campiotto usou matéria veiculada no Diário para motivar as jogadoras. "Mostrei para elas a responsabilidade que carregavam. No início da competição planejávamos apenas passar para a segunda fase, o que garantia dois pontos para São Bernardo. Superamos as quartas e chegamos à semifinal, ou seja, estamos no lucro. Agora é se concentrar e buscar o terceiro lugar", finaliza.

São-bernardenses comemoram título duplo no handebol

São Bernardo conquistou vitória dupla no handebol dos Jogos Regionais. Enquanto os homens encontraram extrema facilidade para vencer Guarujá por 37 a 5, as mulheres tiveram de suar e muito para superar o rival Santo André por 18 a 15. Os dois jogos foram disputados no Ginásio Noêmia Assumpção, em Santo André.

No duelo feminino sobrou emoção. Santo André parecia disposto a derrubar o rival e iniciou o jogo de forma aguerrida, tomando a liderança no primeiro tempo. Entretanto, no fim, São Bernardo impôs a superioridade e venceu, conquistando o título.

O secretário de Esportes de São Bernardo, José Luiz Ferrarezi, esteve no ginásio para prestigiar as duas equipes e entregou os troféus aos campeões. "Para São Bernardo é muito importante conquistar o título nas duas categorias. Temos uma bela estrutura, investimento do governo municipal e boa qualidade técnica. Isso é fundamental para a cidade", afirma o secretário, que comemorou também os pontos para a classificação geral. "Agora não tem mais jeito. Somos os campeões dos Jogos", completou.

Uma vitória para cada lado no vôlei de praia

Mais dois capítulos da disputa acirrada entre Santos e São Bernardo foram escritos na decisão do vôlei de praia, realizada ontem no CA Aramaçan. A dupla de São Bernardo, formada por Neide e Tatiana, superou as adversárias, Débora e Chel, por 2 sets a 0 (parciais de 18/16 e 18/15). Entre os homens o título ficou os santistas Xuxo e Zé Irio que superaram os são-bernardenses Ricardo e Guto também por 2 sets a 0 (parciais de 18/14 e 18/16).

"O jogo foi muito difícil, a dupla de lá (Santos) é muito boa e experiente. E estava difícil para os dois lados porque a areia estava muito fofa", afirmou Tatiana. "Estávamos cansadas, mas não desistimos em nenhum momento, fomos guerreias. Acho que foi bem merecida a nossa vitória", completou.

Mas nem tudo foi festa para São Bernardo. A derrota entre os homens quebrou o clima de festa. Para Ricardo, a final foi disputada pelas equipes que estavam melhor preparadas. "Foi um bom jogo. No primeiro set, nós jogamos um pouco abaixo do que deveríamos jogar em uma final", avaliou o atleta após a partida.

Apesar disso, ele não deixou de reconhecer os méritos dos adversários. "No segundo set, jogamos bem, mas eles foram melhores. Erraram menos e souberam conduzir a partida. Estão de parabéns", avaliou.

Mesmo sabendo que o resultado poderia interferir na luta pelo título, Ricardo minimizou o peso da derrota. "Esse resultado tem o mesmo valor do que qualquer outro resultado. O esforço de uma equipe lá no começo da competição vai somar da mesma forma", finalizou. (Bruno Martins, especial para o Diário)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;