Economia Titulo
Construçao: desperdício de material chega a 10% do custo
Do Diário do Grande ABC
23/06/1999 | 15:57
Compartilhar notícia


O desperdício de materiais de construçao nos canteiros de obras do país representa até 10% do custo total da obra. Essa é a conclusao de uma pesquisa realizada pela Escola Politécnica da USP, com o apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), do Ministério da Ciência e Tecnologia, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem) e Instituto Brasileiro de Tecnologia e Qualidade da Construçao Civil.

O levantamento, concluído no final de 98, foi realizado em 99 canteiros de obras espalhados por 12 Estados brasileiros e contou com a participaçao de 16 universidades brasileiras, que avaliaram 18 tipos de materiais. O resultado do estudo foi divulgado nesta quarta durante o Simpósio Nacional de Desperdício de Materiais nos Canteiros de Obras, realizado na Escola Politécnica da USP, em Sao Paulo.

Segundo o coordenador da pesquisa, engenheiro Vahan Agopyan, vice-diretor da Escola Politécnica, o principal resultado do estudo é que a partir dele pode-se concluir que há construtoras trabalhando muito bem no País e outras estao num estágio muito precário. Ele cita o exemplo do uso do concreto usinado, que apresentou no estudo perdas que variam de 2% a 28%, resultando num valor médio de desperdício de 9%. "Isso mostra que algumas construtoras brasileiras têm qualidade equivalente aos melhores padroes internacionais", avalia ele. De acordo com o engenheiro, um índice de desperdício ideal deveria ficar abaixo de 5%.

As causas de desperdício, segundo Agopyan, vao desde o armazenamento mal feito, recebimento menor do que a compra, transporte interno na obra inadequado, falhas de aplicaçao e até projetos mal elaborados, que induzem à perda. O professor disse ainda que a meta do programa Alternativas para Reduçao do Desperdício de Materiais nos Canteiros de Obras, coordenado pela USP, é conseguir reduzir as perdas, num primeiro momento, de 10% para 8%. Para isso, explica ele, o programa pretende envolver as construtoras em um processo de otimizaçao, visando a diminuiçao de perdas. O Simpósio que começou hoje, segue até esta quinta, no prédio de administraçao da Escola Politécnica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;