Economia Titulo
Feira movimenta setor de artesanato
Verônica Lima
Do Diário do Grande ABC
03/07/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


Fabricantes e ateliês do Grande ABC participam da oitava edição da Feira Mega Artesanal, que vai até o dia 6 de julho no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo. Os expositores se articulam para que os cerca de 120 mil visitantes esperados sejam responsáveis pelo incremento de 20% no faturamento deste ano.

Wander Mazzotti, diretor da organizadora do evento, a WR São Paulo Feiras e Congressos, aponta que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informa que o setor envolve mais de 8,5 milhões de pessoas em todo o País e já responde por 2,5% do PIB brasileiro.

Somente no ano passado, as cadeias produtivas do artesanato movimentaram quase R$ 64 milhões. "Esse desempenho positivo está sendo estimulado pelas pessoas que fazem do artesanato sua fonte de renda ou o tem como hobby. Além disso, a arte é usada para ajudar pessoas com problemas motores e terapias", explica Mazzotti.

DA REGIÃO
Entre as empresas de São Bernardo que marcam presença na Mega Artesanal estão a Brascola, que apresenta produtos e técnicas de biscuit (modelagem em porcelana fria), e o ateliê Tempo da Arte, que levou à feira uma coleção de velas aromatizadas.

"A feira é uma excelente oportunidade de nos aproximarmos do público que pratica o artesanato, por isso aproveitamos para oferecer cursos em nosso estande e familiarizar as pessoas com os nossos produtos", destaca Simone Guilherme, coordenador de marketing da Brascola.

Outra empresa do município que oferece demonstrações de diversas técnicas com profissionais especializados é a 1001 Artes Ateliê.
"A loja está cheia e isso prova que o segmento está bastante positivo. Acredito que vamos crescer cerca de 15% neste ano", diz o responsável pela empresa, Sérgio Martins.

O município de São Caetano está representado pela Florbrás, do sócio-proprietário Rafael Valzachi, que apresenta a sua linha de acessórios para a produção de lembrancinhas, pacotes de presentes, miniaturas e decorações em geral.

"Temos quase 30 anos de mercado. Percebemos que depois de um sono profundo o mercado despertou. Só na feira prevemos aumento de 20% no volume de vendas", comenta Valzachi.

Outra cidade que tem expositor na feira é Diadema. Na sua estréia na Mega Artesal, a proprietária da RR Brindes, Rita Lucena, expõe nécessaires e bolsas práticas para as artesãs guardarem produtos e as ferramentas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;