Setecidades Titulo
Santo André passa a monitorar o tempo
Renan Fonseca
11/01/2011 | 07:13
Compartilhar notícia


O Semasa (Saneamento Ambiental de Santo André) prometeu que até o fim do mês cinco estações de meteorologia entrarão em funcionamento na cidade. A instalação dos equipamentos, doados pela Rhodia do Brasil, terminou em dezembro. A autarquia informou que está finalizando a colocação do software nos computadores do Centro de Controle Operacional, a Estação de Tratamento de Águas do Jardim Guarará.

As máquinas vão poder captar informações sobre o clima da cidade, como radiação solar, precipitação da chuva (pluviômetro), temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, direção e velocidade do vento e tempo. Assim que estiverem em funcionamento, as estações vão enviar todas essas informações em tempo real para a Defesa Civil. A intenção é trabalhar com os dados para ações preventivas contra enchentes.

"Estas estações meteorológicas irão, sem dúvida, nos ajudar muito no combate a enchentes, além do trabalho preventivo", informou, em nota, o superintendente do Semasa, Angelo Pavin. Com as máquinas de medição, a autarquia garantiu que vai conseguir monitorar tanto a montante quanto a jusante do Ribeirão dos Meninos (em frente ao piscinão RM-9), Rio Tamanduateí (em frente à portaria da Rhodia), Córrego Guarará (no cruzamento da Avenida Dom Pedro I com a Avenida Cap. Mário de Toledo Camargo) e no Rio Tamanduateí (no cruzamento da Avenida Sorocaba com a Avenida dos Estados).

Todas as informações dos equipamentos serão interligadas com o sistema de telemetria do Semasa, que monitora o nível dos reservatórios. Além disso, a autarquia não descarta a possibilidade de compartilhar os dados com cidades vizinhas e até mesmo por meio do Consórcio Intermunicipal.

As cinco estações estão instaladas nos bairros Camilópolis (Avenida Martin Francisco, 1.734); Paraíso (Rua Oswaldo Cruz, 99); Vila Vitória (Rua Batuíra, 59); Parque Erasmo Assunção (Rua Miguel Guilhem, 260) e Piscinão RM-9 (Ribeirão dos Meninos).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;