Setecidades Titulo
Acúmulo de lixo prejudica moradores na Vila Helena
Evandro Enoshita
Do Diário do Grande ABC
07/08/2009 | 07:45
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Na Rua Paranapiacaba, Vila Helena, em Santo André, uma casa com acúmulo de lixo e entulho chama a atenção de vizinhos e pedestres. Moradores das redondezas reclamam que os resíduos atraem insetos e causa um problema de saúde pública. Na casa, sem água encanada e sem eletricidade, mora V.M. que, apesar de causar incômodo à vizinhança, é beneficiado pela solidariedade de quem mora no bairro.

Procurada pelo Diário para dizer quais medidas seriam tomadas para resolver o problema, a Prefeitura não se manifestou. V.M. também não respondeu aos pedidos de entrevista.

Do portão da residência de V.M., é possível sentir o cheio de bolor. Sob a sombra de árvores, estão pilhas de papelão, plástico e outros materias recicláveis. Em um canto, uma velha janela e um portão de madeira.

Uma vizinha de V.M., que vive há cerca de 60 anos no bairro, afirmou que o grande problema não são os ratos e baratas, mas sim os pernilongos, que encontram nas poças d'água e no mato alto um criadouro propício. "Ele tem galinhas, e eu não posso plantar nada no meu quintal que elas estragam tudo. Fora as árvores, que estão invadindo o meu quintal. Ele até que me trata bem, mas reclamar para ele não adianta nada. Tive que pedir para outro vizinho cortar", destacou a aposentada.

 

Solidariedade - Apesar das reclamações, no entanto, os vizinhos se mobilizam para alimentar V.M.. "De vez em quando, eu deixo comida em um sacola no muro e ele pega. Os outros também fazem o mesmo. Outro dia, uma vizinha ficou um bom tempo chamando ele no portão, e ele não veio pegar a comida. Ele só sai de casa à noite para pegar as coisas. Mas ele diz que está esperando o preço do material reciclável aumentar para vender", ressaltou a vizinha.

O problema da residência de V.M. já foi registrado pelo Diário em 2006. Na ocasião, a Prefeitura negociava com o morador a retirada dos materiais, o que foi feito. No entanto, V.M. voltou a acumular lixo. Há a suspeita de que ele sofra de um transtorno mental chamado síndrome de Diógenes, que tem como principal característica a mania de guardar entulho por achar que podem ter alguma utilidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;