Esportes Titulo
Esquema tático preocupa Levir Culpi
Do Diário do Grande ABC
19/03/2000 | 19:27
Compartilhar notícia


A maior preocupaçao do técnico do Sao Paulo, Levir Culpi, para o jogo de quarta-feira, contra o Rio Branco, nao é a suspensao do meia Edu ou a lesao do atacante França, que pode desfalcar o time. O grande problema de Levir será definir um esquema tático. O empate de sábado, com o Uniao Sao Joao de Araras, trouxe uma grande interrogaçao sobre o assunto. Após vencer o primeiro tempo por 2 a 0 com a formaçao 3-5-2, Levir ficou sem França e resolveu mudar para o tradicional 4-4-2. Perdeu o meio-de-campo e cedeu o empate. Agora, o treinador precisará definir o melhor esquema para vencer e manter o time na liderança do grupo.

No sábado, após o surpreendente empate, os jogadores evitaram criticar o esquema do técnico no segundo tempo, mas nao faltaram observaçoes sobre os problemas táticos da equipe na etapa final. "Ficamos muito atrás e nao seguramos a bola como devíamos", constatou Edmilson, que foi bem nos primeiros 45 minutos como zagueiro, mas caiu de produçao no segundo tempo, quando foi deslocado para o meio-de-campo.

Da mesma forma, o meia Edu ficou prejudicado ao ser deslocado para o ataque. Na primeira fase, com maior espaço para se movimentar, ele apareceu bem nos dois lados do campo, puxou bons contra-ataques e até chegou com perigo na grande área. Na segunda etapa, porém, jogando mais adiantado, acabou anulado pela marcaçao adversária. "O meio-de-campo ficou distante do ataque", constatou Edu. "Também perdemos muito a segunda bola e nao marcamos como no primeiro tempo."

Levir, porém, preferiu reclamar dos gols perdidos, no primeiro tempo. "As liçoes sao antigas: nunca se pode dar moleza e quem nao faz, leva", resumiu. É provável que, jogando em casa, Levir opte pelo esquema ofensivo do primeiro tempo. O problema é que nao terá Edu e, talvez, França para acompanhar Evair no ataque. Uma dúvida a mais para Levir, que volta hoje de Belo Horizonte precisando, mais do que nunca, definir um padrao de jogo para o time.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;