Esportes Titulo
Sócrates diz que Brasil cai na 1ª fase
Anderson Fattori
Com Agências
11/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Copa do Mundo sempre proporciona muitas discussões, principalmente entre os brasileiros. Os mais diferentes argumentos são usados na hora elogiar ou criticar, mas alguns depoimentos ganham força por saírem de pessoas que estiveram dentro das quatro linhas. O ex-jogador Sócrates, por exemplo, surpreendeu ao excluir o Brasil da lista de favoritos para ganhar o título na África do Sul, mais do que isso, projetou eliminação na primeira fase.

Para o ex-capitão da Seleção, o condicionamento físico é o que mais preocupa. "Não estou gostando do Brasil. Acho que o time está mal fisicamente e vai ter dificuldade de passar até da primeira fase. Isso não quer dizer que não tenha condição de ganhar, mas para isso é preciso que a condição física melhore durante a Copa", avaliou o ex-meia em entrevista a BBC Brasil, em Joanesburgo, onde está para divulgar o projeto social "1 Gol", iniciativa mundial para ligar o futebol à educação.

Sócrates polemizou quando o assunto foi a convocação de Dunga. "Além dos talentos do Santos e Ronaldinho Gaúcho, tem outros que mereciam estar lá. O Alex (do Fenerbace, da Turquia) é grande jogador. O Pato é melhor que todos os outros que estão aí. Acho que ele (Dunga) tenha optado por jogadores que sejam mais fáceis de manipular", cutucou. "O estilo do futebol brasileiro hoje é uma agressão à nossa cultura. Está voltado para a competitividade, que é uma coisa que não tem nada a ver com a gente. Nossa cultura é liberta, criativa, voltada para o talento individual, para a habilidade. Hoje se joga por resultado. O Brasil pode até ganhar, mas não tenho prazer em ver o time jogar assim", continuou.

Opinião contrária tem o técnico do São Caetano, Sérgio Guedes. Curtindo a pausa para a Copa do Mundo, o ex-goleiro diz compreender as preferências de Dunga. "Não podemos esquecer dos motivos que levaram à escolha do Dunga pela CBF. Ele foi colocado lá justamente para disciplinar e acabar com a farra de 2006. Para isso, convocou jogadores que tinham esse perfil e descartou os demais. Não temos um time brilhante, mas vamos brigar pelo título", avaliou.

O técnico do Azulão só concorda com Sócrates quando o assunto é a falta de criatividade. "O time é a imagem do comandante. O Dunga sempre foi jogador de pegada e por isso privilegiou jogadores com essas características. Temos um grupo de muita movimentação, mas com poucos organizadores e isso preocupa."

Guedes acha que não deve ter surpresas na Copa. "Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, França, qualquer um pode ganhar o Mundial. Destaco também a Espanha e a Holanda que estão jogando futebol bonito e buscam título inédito."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;