Política Titulo
Governo estuda contribuição previdenciária do servidor inativo
Do Diário OnLine
08/01/2003 | 22:44
Compartilhar notícia


O ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, admitiu nesta quarta-feira a possibilidade de discutir a cobrança de uma contribuição previdenciária dos funcionários públicos inativos. A proposta deverá constar no novo projeto de reforma da Previdência, que será apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 90 dias.

De acordo com o ministro, essa contribuição seria negociada junto aos servidores e sua cobrança só ocorreria se houvesse viabilidade do ponto de vista jurídico. Segundo informações do Jornal Nacional, a idéia é reduzir ou acabar definitivamente com o déficit previdenciário, que em 2002 foi de R$ 27 bilhões.

Outra proposta para reduzir os gastos do setor seria a definição de um teto para as aposentadorias do funcionalismo. O ideal, na opinião do governo, seria um salário de R$ 1.561, o mesmo pago pelo INSS.

Lula pretende, até maio, tirar do papel o novo projeto de reforma da Previdência e, ainda no primeiro semestre, enviá-lo para apreciação do Congresso. Até o final de janeiro o ministro Berzoini deve começar a percorrer o país para ouvir prefeitos, líderes sindicais, organizações não-governamentais (ONGs) e empresários a respeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;