Setecidades Titulo
Pressão alta afeta um quarto da população brasileira
Willian Novaes
Do Diário do Grande ABC
29/01/2010 | 08:08
Compartilhar notícia


A crise de hipertensão arterial que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve na noite de anteontem, dentro do avião que o levaria para Davos, na Suíça, não é algo raro. Segundo especialistas, a doença é comum a 25% da população mundial e brasileira.

A faixa etária que mais sofre com a doença está entre os 35 e 55 anos. Para controlar a pressão alta, como é mais conhecida pelas pessoas, é necessária uma série de cuidados com a alimentação e o corpo.

A hipertensão é hereditária. Em 95% dos casos em que o pai ou mãe sofre deste problema, os filhos também serão hipertensos.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL  - Para combater ou retardar o surgimento dos primeiros sintomas, é necessário ter alimentação saudável, praticar exercícios físicos e diminuir o estresse no trabalho e no dia a dia.

Segundo o cardiologista José Luis Aziz, vice-presidente da regional ABCM da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, um dos erros mais comuns é adicionar sal nos alimentos. "O brasileiro come, em média, 10 gramas de sal diariamente, o recomendado é de 4 a 6 gramas. Os alimentos já têm o sal necessário para o organismo", ensina Aziz.

"A hipertensão não tem cura. É necessário controlar com exames de rotina. É raríssimo, mas pode acontecer de crianças serem hipertensas. Ocorre em apenas 5% dos caos", comenta o cardiologista.

A obesidade e o sedentarismo são uns dos principais vilões para antecipar a chegada da pressão alta nos mais jovens. A ingestão de altas quantidades de álcool também está na lista de agentes prejudiciais.

"Seria excelente que as pessoas evitassem comer enlatados e embutidos. É preciso controlar o peso para ter uma vida saudável e mais tranquila", comenta.

Os principais sintomas da crise hipertensiva são tonturas, dores de cabeça e mal-estar, além de sangramentos nasal e pelos olhos.

As consequências de crises hipertensivas são o infarto agudo do miocárdio, mais conhecido como ataque cardíaco e o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

TEMPO DE ATENDIMENTO - Dados do HCor (Hospital do Coração) dão conta de que a chance de salvar um paciente que esteja sofrendo um ataque cardíaco diminui em 10% a cada minuto que a equipe médica demora para realizar o atendimento.

 Período da tarde é o melhor horário para fazer exercícios físicos

Para controlar a pressão alta, um dos melhores remédios é a prática de exercícios físicos aeróbicos. Engana-se quem pensa que o melhor horário para fazer a caminhada ou ir para a academia é pela manhã.

Segundo o cardiologista José Luis Aziz, neste período é que a pressão arterial está mais alta. "O corpo ainda não está nas condições ideais. O índice de infartos pela manhã é mais alto do que nos outros períodos. Mas, vale lembrar que quem não tem os fins das tardes livres, deve aproveitar o período que é possível, porque é melhor do que não fazer nenhuma atividade", conta Aziz.

Entre as atividades recomendadas pelos médicos estão a caminhada de 30 a 40 minutos, corrida, andar de bicicleta e nadar de três a quatro vezes por semana. Além de reduções na carga de trabalho e consumo de produtos naturais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;