Setecidades Titulo
Cidades do ABC começam a limpar piscinões
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
27/08/2003 | 22:12
Compartilhar notícia


As Prefeituras de Santo André, São Bernardo, Mauá e Diadema já começaram a limpeza dos 12 piscinões do Grande ABC. Com a retirada da terra e de entulho, eles ficam preparados para receber a água das chuvas do próximo verão.

Até dezembro, a Prefeitura de Mauá deve retirar todo o barro acumulado nos piscinões Capuava e Corumbé. Apenas no reservatório de Corumbé (na avenida Presidente Castelo Branco, no Jardim Zaíra), os operários estimam que haja entre 300 e 350 caminhões de terra para serem retirados.

A limpeza dos piscinões faz parte de um trabalho que a Prefeitura está fazendo para que não haja enchentes no verão. Além dos reservatórios, galerias pluviais, córregos e bocas-de-lobo estão sendo limpas para evitar entupimentos. O lixo está sendo retirado por meio do programa cata-bagulho. Os moradores podem ligar para o número 156 para comunicar o acúmulo de materiais nestes locais. De abril até agora, 24 km de córrego passaram pela limpeza. Mais de 4,5 mil bocas-de-lobo e bueiros também foram vistoriados. Todas as ações preventivas pretendem evitar que o funcionamento dos piscinões seja prejudicado quando acionados.

Em Diadema, a lama acumulada já foi retirada dos três reservatórios. A manutenção do mais novo piscinão de Diadema – o do ribeirão dos Couros, em Piraporinha – é constante. No mesmo bairro, portanto, o reservatório da avenida Casa Grande ainda tem garrafas PETs de refrigerante para serem retiradas. O entulho está amontoado na parte alta do reservatório e a Prefeitura informou que deve ser retirado até sexta-feira.

Em São Bernardo, dos cinco piscinões, apenas um ainda tem máquinas em operação. É o que fica na avenida Dr. José Fornari, no bairro Ferrazópolis, conhecido como piscinão da Chrysler. Os demais reservatórios estão prontos para absorver a água das chuvas de verão.

Novos – Para o início de 2004, está prevista a entrega de outros três piscinões: em São Bernardo, no ribeirão dos Couros; em Santo André, no córrego Oratório; e em São Caetano, no ribeirão dos Meninos. As obras têm previsão de entrega até abril e juntas, somam investimento de R$ 23,5 milhões.

Outras sete propostas de piscinão já foram concluídas e aguardam a liberação de verba municipal. Quatro delas estão previstas para São Bernardo. Em Santo André, dois novos reservatórios devem ser construídos. Eles aliviarão a vazão do rio Tamanduateí e reduzirão a probabilidade de cheias na avenida dos Estados. Outro projeto programado é para Mauá, também no rio Tamanduateí.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;