Setecidades Titulo
Bombeiros apagam 23 focos de incêndio
André Vieira
Deborah Moreira
25/08/2010 | 07:10
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Diversas queimadas foram registradas no Grande ABC, ontem. Segundo o 8º GB (Grupamento de Bombeiros), até as 18h ocorreram 23 focos de incêndio, número superior a média deste período, que é de cinco registros ao dia.

São Bernardo liderou a lista das queimadas, com oito ocorrências, seguido de Ribeirão Pires, com cinco. Em Mauá e Rio Grande da Serra foram constatados três incêndios. Em Santo André e Diadema, outras duas ocorrências.

Alguns focos foram verificados no bairro Demarchi, São Bernardo; no km 19 da Imigrantes, em Diadema; e na Estrada Coronel Oliveira Lima, em Ribeirão Pires.

O Corpo de Bombeiros informou que neste período do ano, quando o tempo seco também contribui para a incidência das queimadas, equipes da administração se juntam aos homens de prontidão, aumentando o efetivo. Porém, apesar do grande número de focos, não foi necessário realizar uma operação especial para conter as chamas. Segundo os Bombeiros, a maior parte delas (99%) foi provocada por ação criminosa ou desatenção.

PARQUE GUARACIABA
Na noite de segunda-feira um incêndio tomou conta de uma área do Parque Guaraciaba, em Santo André. Segundo funcionários de um posto de gasolina em frente ao local, na Avenida Valentim Magalhães, as chamas alcançaram 5 m.

"Recebemos denúncia de moradores que o fogo foi causado por funcionários da Prefeitura. Hoje (ontem) apresentei requerimento para pedir informações", contou o vereador Tiago Nogueira (PT). Procurada, a administração não retornou até o fechamento desta edição.

O Diário esteve no local, ontem à tarde, e constatou brasa e muita fumaça saindo de restos de troncos de árvores e areia misturada. Segundo dois homens da GCM (Guarda Civil Municipal) que fazem segurança do lugar, o incêndio teria sido provocado por vizinhos ao parque. O espaço serviria como depósito de restos de poda de árvore, que seriam triturados e misturados à terra para compostagem e utilização em vias públicas. "Os moradores afirmam que os funcionários não conseguem triturar os troncos mais grossos e por isso atearam fogo para reduzir o volume", concluiu o vereador.

"A fumaça está vindo para nossas casas desde ontem à noite (segunda-feira). Com o tempo seco fica ainda mais difícil respirar. Os bombeiros contiveram o fogo mas ainda tem fumaça", declarou o aposentado Carlos Rozendo, 63 anos, morador das imediações da área verde há 34 anos. Já seu vizinho, o aposentado Célio Biaggio, 67, reclamou da grande quantidade de poeira no ar vinda do parque. Nenhum deles soube dizer quem poderia ter provocado o fogo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;