Cultura & Lazer Titulo
Mesa SP alia tecnologia gastronômica à raiz
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
01/11/2009 | 07:29
Compartilhar notícia


O final da 6ª Semana Mesa SP, na última sexta-feira, veio recheado de novidades para os gastrônomos. O diferencial desta edição é que o fórum virou congresso e o número dos debates, mesas-redondas e oficinas foi multiplicado. O toque especial ficou por conta do Ano da França no Brasil, que temperou o evento com os chefs e as tendências do país que é a maior referência da gastronomia mundial.

Nomes como os franceses Alain Ducasse, Régis Marcon, Olivier Roellinger, o italiano Carlo Cracco, o espanhol Jordi Roca e o francês radicado no Brasil Claude Troigros figuraram no encontro.

Nos cinco dias da Semana Mesa SP, a programação mobilizou, a cada dia, mais de 4.000 pessoas entre aulas, oficinas, palestras e debates sobre o tema. Tivemos, também, representantes dos melhores bares, restaurantes e banqueteiros do País, conta Marcelo Calado, coordenador de desenvolvimento de cursos de eventos do Senac São Paulo.

Apontadora de tendências para o mercado gastronômico, a Semana traz à tona, neste ano, a simplicidade das raízes e os estilos das cozinhas de cada localidade aliados à tecnologia de ponta. A principal tendência, hoje, é você se apropriar cada vez mais da sua história e permeá-la numa gastronomia de alta tecnologia, diz.

Realizado pelo Senac e pela revista Prazeres da Mesa, o evento se dividiu em três especiais. Um de degustações, apresentação de produtos e aulas sobre gastronomia. Em outro, promovendo intercâmbio entre profissionais, conceitos, teorias, ingredientes, técnicas de cozinha e tecnologias aplicadas ao tema foram apresentados em debates, palestras e workshops. No terceiro, apresentação especial de chefs franco-brasileiros reuniu 24 profissionais que somam 18 estrelas do Guia Michelin.

"Colocar quem está aprendendo com os melhores profissionais do mundo e com quem contrata é o nosso objetivo. A Semana Mesa SP cristaliza a gastronomia como atividade cultural e econômica", ressalta Calado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;