Internacional Titulo
Governistas querem tirar cargo vitalício de Pinochet
Do Diário do Grande ABC
23/05/1999 | 17:46
Compartilhar notícia


Um grupo de deputados governistas tentará derrubar o general Augusto Pinochet do cargo de senador vitalício, o que facilitaria a instalaçao de um processo contra o ex-ditador por violaçao dos direitos humanos.

Pinochet foi detido em outubro em Londres, para onde viajara supostamente em uma missao especial relacionada à produçao de armamentos britânicos pela Royal Ordnance. A Constituiçao chilena, no entanto, estabelece uma incompatibilidade entre os cargos de senador e deputado ao de embaixador em missao especial, com exceçao apenas para os caso de guerras externas.

Três deputados da ala mais liberal do Partido Democrata Cristiano e os chefes da bancada do Partido Socialista e pela Democracia na Câmara dos Deputados entenderam que a Comissao de Relaçoes Exteriores da Câmara investigue a veracidade da missao de Pinochet, o que permitiria solicitar ao Tribunal Constitucional "a imediata cassaçao do cargo" do ex-ditador, segundo informa o jornal local La Tercera.

A empresa britânica British Aerospace, proprietária da Royal Ordnance, confirmou neste fim de semana o convite a Pinochet, apesar de um comunicado anterior ter afirmado o contrário.

A reportagem do jornal acrescenta que teve acesso a um documento secreto britânico que questionava se o ex-ditador viajou na qualidade de senador e se iria com alguma alguma missao especial por parte de um setor das forças armadas. As questoes estao dirigidas ao chanceler José Miguel Insulza; ao presidente do Senado, Andrés Zaldívar; ao ministro de Defesa, José Guzmán; e ao chefe do Exército, general Ricardo Izurieta. No caso dos deputados comprovarem que Pinochet viajou como embaixador em missao especial, eles poderao apresentar a acusaçao ao Tribunal Constitucional, abrindo caminho para que o juiz espanhol Juan Guzmán instaure um processo criminal contra o ex-ditador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;