Economia Titulo Carreira
Gestão de conflitos
Isis Borge
Gerente de divisão da Robert Half
25/04/2017 | 07:30
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Quais as principais causas dos conflitos corporativos?

A maioria dos problemas tem relação com ruídos de comunicação, seja em conversa por telefone, e-mail ou pessoalmente, e a diferença de opiniões. Os conflitos são naturais no ambiente corporativo, pois dificilmente haverá pessoas com opiniões, hábitos, conhecimentos e experiências parecidos, e essa diversidade leva ao embate de opiniões com frequência. Mas tudo depende de como a organização irá encarar essas diferenças, que podem causar prejuízo ou serem produtivas no fim.

Como evitar esses conflitos?

A melhor forma de evitar que as divergências no ambiente de trabalho se tornem um problema é no recrutamento da equipe e no desenvolvimento desses profissionais. Quando se contratam pessoas com valores e cultura totalmente diferentes da empresa, dificilmente se estabelecerá uma relação saudável no ambiente de trabalho. Por isso, os profissionais resilientes estão cada vez mais desejados em todos os setores, já que eles conhecem seus limites e potencialidades e se adaptam bem a situações desconfortáveis ou de forte pressão. É claro que nem sempre é possível prever o andamento da parceria, mas uma escolha orientada à realização dos objetivos pode prevenir rupturas traumáticas.

Qual o papel do líder na gestão de conflitos?

O líder tem papel fundamental para amenizar ou mediar situações mais delicadas. É dele a função de preparar um ambiente onde os colaboradores possam aprender, crescer e ter autonomia, de modo que as habilidades de trabalhar em equipe e se relacionar sejam aprimoradas.

Os conflitos podem gerar algum benefício à empresa ou organização?

Quando conduzidos da maneira correta, sim. Apesar de serem impulsionados por divergências, os conflitos tendem a trazer mudanças positivas para os negócios, além de influenciar no desenvolvimento das atividades da empresa, fortalecimento da equipe e auxilio do crescimento do profissional.

Como o profissional pode administrar um conflito?

É comum algumas pessoas desistirem de suas opiniões para evitar um conflito, mesmo que estejam certas. Realmente, há algumas brigas que não valem a pena serem compradas, mas nem toda situação é assim. O ideal é você sempre ter em mente embasamentos que possam sustentar o seu ponto de vista, entender qual o seu objetivo com a conversa, manter a calma e estar sempre aberto a ouvir opiniões que divirjam da sua. Toda discussão, quando realizada de maneira passiva, tende a tornar-se construtiva, agregando valor aos envolvidos.  




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