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Confiança do consumidor mantém alta em setembro
23/09/2008 | 07:29
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O ICC (Índice de Confiança do Consumidor), apurado mensalmente pela Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), apresentou alta de 1,8% em setembro, em relação a agosto, e atingiu 140 pontos.

No contraponto ao mesmo período de 2007, o índice apresentou elevação de 5,8% (132,3 pontos).

O ICC varia de zero a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar, e é composto por dois indicadores: o ICEA (Índice das Condições Econômicas Atuais) e o IEC (Índice das Expectativas do Consumidor). No mês analisado, o ICEA - que registra como o entrevistado percebe a sua situação atual - apresentou retração de 2,7% em relação a agosto (136,8 pontos). A percepção em relação ao futuro, contemplada pelo IEC teve alta de 4.9% em relação a agosto e atingiu 142,1 pontos.

Segundo a Fecomercio, a pesquisa apurou comportamento divergente, enquanto os consumidores de renda mais baixa elevaram suas avaliações, a classe de renda mais alta mostrou cautela.

Os consumidores com renda mais baixa - muito mais afetados pela alta dos itens alimentícios - com a notícia da desaceleração dos preços melhoram significativamente suas avaliações. Já os consumidores com renda acima de 10 salários mínimos revelaram grande cautela nas suas avaliações em relação à situação econômica do Brasil, justificadas pela percepção das incertezas do cenário externo, e, sobretudo das variáveis juros, câmbio e inflação.




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