Esportes Titulo
Rebeca Gusmão pode ter usado esteróide anabolizante
Do Diário OnLine
11/09/2007 | 14:18
Compartilhar notícia


A nadadora brasileira Rebeca Gusmão, que representa a cidade de São Caetano, está na mira da Fina (Federação Internacional de Natação). De acordo com reportagem publicada nesta terça-feira pelo jornal 'O Globo', exames realizados com a urina da atleta revelaram concentração exagerada de testosterona – hormônio masculino – em seu corpo. Tanto a prova, quanto a contraprova, deram positivo – o que complica, e muito, a situação da nadadora.

A Fina investiga se o alto nível de testosterona é resultado do uso de substâncias dopantes (esteróides anabolizantes) ou não. Representantes da WADA (Agência Mundial Antidoping) e do TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) – entidades responsáveis pelas questões dopantes do esporte mundial – não revelaram nenhuma informação sobre o caso. Já a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) revelaram desconhecer o assunto.

Na semana passada, durante a disputa do Troféu José Finkel, na cidade de Palhoça (SC), Rebeca Gusmão desmaiou e teve uma convulsão logo após vencer a prova dos 50m livres. Depois de ser atendida em um hospital, a atleta revelou que seu mal-estar foi o resultado de uma série de fatores, entre elas a maratona de competições e a possível ingestão de um lanche que estaria estragado.

Nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho, Rebeca Gusmão chamou a atenção após conquistar as medalhas de ouro nas provas do 50m e 100m livres.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;